Olá gente,
Estou me policiando para tentar escrever mais no blog. Essa semana foi uma semana bem puxada pra mim, dei umas escorregadas legais e resultado não perdi nenhuma grama, mesmo peso. Mas como diz o ditado da imagem abaixo, temos que seguir a diante porque a batalha continua e desistir jamais.
Como participo de vários grupos e visito blogs de gente que está na mesma luta que eu, me deparei com a imagem abaixo.
Comecei a analisar a imagem pensando, será que a ótica é essa mesma? Será que quem tá muito magro ou gordo demais é que não sabe ter uma relação saudável com a comida?
Será que a maioria dos gordos são desleixados, preguiçosos e tantas outras coisas discriminatórias? Certamente não! Alguns são, como eu estava nos últimos 2 anos.
Na empresa que trabalho, a moda é fazer cirurgia bariátrica, ando pelos corredores e me bato com pessoas que estavam acima do peso e derrepente aparecem magrinhas. Antigamente pensava vou perguntar o que aquela pessoa fez pra perder tanto peso em tão pouco tempo, mas nem é preciso...volta e meia aparece alguém e comenta, vocês acreditam que fulana fez bariátrica também? Não estou aqui para discriminar as pessoas que escolhem esse caminho, não acho que seja fácil a pessoa tomar a decisão de fazer redução de estômago.
Talvez eu seja a única obesa do prédio onde trabalho que faz o caminho mais difícil embora mais saudável, indo pra academia no horário de almoço, praticando um esporte que me dá endorfina e saúde, tendo acompanhamento de profissionais envolvidos no mesmo objetivo que eu, etc e cuidando da alimentação, melhorando minhas escolhas. Não condeno quem faz bariátrica quando tem problemas sérios de saúde, quem toma cada vez mais medicamentos para controlar, pressão, diabete, coração e já fez todas as tentativas de perda de peso e não conseguem avançar no emagrecimento. Mas gente que é saudável e faz bariátrica puramente por estética certamente tenho um olho torto. Será que essas pessoas aprenderão a ter uma alimentação saudável e não recuperar o peso perdido? Não sei, algumas conseguirão e outras voltarão a ser gordas como já vi alguns casos aqui mesmo no meu ambiente de trabalho.
Ai abro a revista Runners World deste mês e me deparo com dois casos que serve de grande motivação para qualquer pessoa que pensa em desistir e que acha que nunca vai conseguir chegar onde deseja.
O primeiro exemplo é o Zé do Picolé de Recife que pra ter o din din para correr a meia maratona de São Paulo teve que vender 5 mil picolés. Clique aqui para ler a reportagem.
O outro caso foi o Cláudio que estava com 181kg e com a cirurgia bariátrica marcada trocou o bisturi pelo tênis, virou corredor, já perdeu 64kg e se livrou da redução de estômago. Essa segunda reportagem acho que só está na revista.
Enfim, só você pode expandir seus próprios horizontes. Tem uma frase que meu treinador sempre fala e quero terminar esse post com ela “Cada um faz sua escolha...então faça a melhor. Pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.”
E viva o Dr. Asfalto!
ResponderExcluirÓtimo post!
ResponderExcluirAmei...
Eu conheço os dois lados, uma pessoa em cada situação, uma operou por saude e outra por estética, não julgo mais não sei se teria coragem de me submeter a um procedimento assim só por estética, sendo um caso de saude nem pensaria!
A frase do seu treinador é uma matemática exata, dificil de seguir mais que não tem erro.
Beijos e ótimo fim de semana!