terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Desabafo: Crise com meus treinos

Gente, esse mês estou de férias na cidade de meus pais, Petrolina-PE e estou aproveitando para correr na orla e evoluir nos meus treinos de rua, mas os resultados mostram que estou muito abaixo do que quero, vejam a foto abaixo.

Pace altíssimo, e no fim do treino estou acabada. Estou sofrendo na pele o quanto treinar mais na esteira não me ajuda.

Em Salvador meus treinos durante a semana se resumem a correr na academia + musculação. Na esteira tudo é lindo, chego a fazer 3km a 10km/h e mais 2km a 9. Mas na rua, a giripoca piou legal, olhem o resultado dos meus treinos até agora.

Mas nada de desistir, sofro, fico triste mais a minha motivação com por uma vida saudável correndo pode até fraquejar em alguns momentos, mas acabar jamais, a corrida entrou na minha vida definitivamente.

Uma coisa que acontece muito comigo é que não quero intercalar caminhada a corrida. Me cobro muito porque os 10kms já era pra ser facilmente realizada. A estratégia que eu tenho feito é correr 2km, caminhar 200m, correr mais 2km, caminhar 200m enfim no total terminando andando 1km e acho que é demais, que deveria já está do início ao fim correndo o tempo todo fazendo com um pace de 6km/h.

Quando pego a planilha de treino de 10Km da O2, sempre tem caminhada nos treinos, ou seja ninguém sai dos 5km para os 10km já fazendo todo o percurso correndo. Quando vejo gente que começou a correr e já foi pra uma prova de 10km, volto a me cobrar. Será que estou me cobrando excessivamente? Sei que a 9 meses atrás correr era um sonho distante, mas, o fato é que queria estar com um rendimento muito melhor.

Tava tão em crise que terminei adiando o inicio das provas de 10KM deste ano para a prova noturna que irá acontecer em Salvador dia 18/05. Até bateu um arrependimento depois de confirmar a inscrição da prova da Adidas Outono dia 24/03 no percurso de 5KM quando no meu planejamento seria 10km.

A corrida exige de mim superação o tempo todo e para ter sucesso é preciso vontade, atitude, planejamento, ação e persistência. Vontade acima de tudo pois quando se tem vontade achamos o tempo, os recursos necessários, achamos o dinheiro, o que for e conseguimos. Eu também vou conseguir!

Tirando a crise com o meu rendimento, tenho que elogiar como os petrolinenses estão adeptos da corrida. A orla de Petrolina é famosa pela bela paisagem (prometo tirar fotos para vocês verem) e ser um dos locais preferidos da população para caminhar ou correr.

Me surpreendi com a quantidade de gente que está correndo, antigamente isso era raridade. Agora não, tem gordo, magro, idoso, jovem, mulher e homens correndo, fiquei muito feliz em perceber que a corrida está chegando aqui. No final do treino de ontem, percebi uma assessoria esportiva treinando um grupo de pessoas (a maioria de mulheres) e achei o máximo, quase parei para elogiar a iniciativa.

Outro local que a prefeitura investiu e se tornou mais um local para as pessoas se exercitarem é a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. Foi instalado aparelhos de ginástica onde as pessoas utilizam o espaço para se exercitar e ficar em forma ao ar livre. De noite quando passo por lá, está lotado de gente correndo, caminhando ou fazendo exercícios nos aparelhos.

Como o Roberto Itimura diz, Simbora correr Cássia.

9 comentários:

  1. Cássia!!! Pára com esse pessimismo. É normal quando desligamos o botão da cobrança fazermos tempos assim. Parei de obedecer as planilhas no que diz respeito a intensidade: vou pela minha noção de esforço (dá para conversar LE, conversar pausadamente MO, não mais que uma palavra FO). Com isso, conseguir alcançar o desejado. Não cancelaria a prova. A faria como motivo para correr para sangrar. Creio que dez exames e viu que não há possibilidade para arritmia, então, creio que não seja tão irresponsável levar 5k num MO, FO, MO... Pensa direito. Chegar aqui me procura na Orla para um longuinho. Quanto a 10k... acho mais psicológico que físico. Minha namorada aguentou os 8,6 do Itaigara sem choro. Você levaria os 10k em 1h20, com certeza. Faz uma, depois apruma para as próximas e começa a ensinar o organismo a lidar com isso.
    Desculpa a longa resposta. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivan, adorei a resposta longa. Já fiz uma prova de 10km, lembra foi o Desafio Perini. Esse ano me prometi que só iniciaria os 10km quando tivesse fazendo a prova 100% correndo e planejei isso pro dia 24/03. Talvez tenha sido pessimista demais em ter me inscrito para Adidas nos 5km, mas agora já foi. É continuar focada nos treinos para fazer a noturna bem.
      Quando voltar vou combinar com vc um treino sim. Embora você esteja num outro ritmo vou curtir.
      Essas férias serviram para me mostrar que só treinar sábado e domingo na rua e a semana toda na na esteira, não está me ajudando.

      Excluir
    2. Mas "trust me"... Esses ritmos da O2 por frequência cardiáca são para atletas muito bem preparados. Um exemplo é o LEVE deles que considera batimentos, no meu caso, até 136bpm. Minha sensação de confortável é de 148bpm e mantenho por um bom tempo. Enquanto o forte beira os 190. Talvez o frequencímetro esteja te limitando como já me limitou um dia. Hoje eu só uso para comprovar as sensações que o meu corpo tem e não como base para o treino.

      Excluir
  2. Olá Cássia. A primeira coisa a fazer: Parar de se preocupar e reparar nos outros. Como já escrevi uma vez, nesse aspecto a corrida é "solitária". É você e você. A solidariedade fica no incentivo, no carinho e no companheirismo.
    Quanto a caminhar, é normal. Vai acontecer com todos até os mais experientes. E conforme crescer a sua confiança, você vai diminuindo as caminhadas.
    Esteira é mesmo um problema, é outro mundo, na esteira só pulamos, ela é que vai para trás. Na rua tem muitos outros aspectos. Passe a intercalar um pouco de corrida na rua nos seus treinos (mais devagar que a esteira no início)e você vai ver como tudo vai melhorar.
    Abraços
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz você tem toda razão, cada qual no seu ritmo, a evolução de cada um, é de cada um.
      Vou focar em fazer 4 treinos na rua por semana. E nos treinos da academia continuar com a musculação e outros treinos aeróbicos. O foco agora e treinar na rua.
      Obrigada sempre.

      Excluir
  3. Cassia, sempre achei difícil seguir essas planilhas de revistas e por isso não conseguia muito evoluir nos treinos. Só consegui realizar uma planilha toda quando comecei a treinar com as planilhas do My Asics, até escrevi sobre elas no meu blog. Por ser mais personalizada, acho mais fácil de cumprir os treinos e evoluir gradativamente.

    Não se cobra tanto. Cada um tem o seu tempo. Aproveita a felicidade que é poder correr cada km! A evolução vem naturalmente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline não conhecia My Asics, vou montar uma planilha no programa do celular, vamos ver se me adapto melhor.
      Adoro seu blog.
      Bjs.

      Excluir
  4. É isso aí, amiga, nada de desistir, são momentos, fases e logo vais superar ... Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ivana pelo incentivo, vou conseguir sim.
      Obrigada pelo carinho sempre!

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.