segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sofrendo com desconforto intestinal.

Quando temos um blog termina tendo post de desabafos, esse é um deles.


Foto: http://o2porminuto.com.br/
Todo mundo que me acompanha sabe que estou treinando focada na primeira prova noturna de 10km que acontecerá no dia 18/05. Para fazer uma boa prova, estou desde março focada na planilha montada no site MY ASICS, clique aqui para conhecer.

Treinar pra mim é algo extremamente prazeroso, amo, muitas vezes até exagero, termino descansando pouco, fazendo mais de um treino por dia, etc. Passei 10 dias cumprindo a planilha na esteira par evitar queimar a preparação e o resultado disso? bom desempenho na esteira e péssimo desempenho na rua.

Semana passada retomei os treinos na rua e o resultado? Trágico, péssimo, regressão total.

Treino do dia 11/04 : a planilha me pedia pra fazer um treino de 7km com o foco de sair da minha zona de conforto. A planilha sugeria fazer num pace entre 7:46 a 8:01 num tempo de no máximo 56minutos. Normalmente consigo cumprir a planilha num ritmo bem melhor do que o sugerido e o treino foi bem difícil a partir do segundo quilômetro. E por quê? Desconforto intestinal. No km 4, senti cólicas intestinais mais fortes. Elas passavam, mas voltavam cada vez que tentava melhorar meu ritmo. A estratégia era evitar andar, diminuía bastante o ritmo e elas davam trégua. E assim segui, negociando com as cólicas até o km 6, quando o diálogo teve fim. "A partir daí, contrações iam e vinham de uma forma desesperadora e resolvi ir pra casa andando e cumprir o último km andando. Nunca fiz tanta força para segurar algo, cheguei em casa nas últimas. Resultado? O Treino terminou em 58min. Treino do dia 13/04: sai muito tarde de casa, quase 9:40hs da manhã e pra Salvador isso não é ideal, sabia disso, mas fui de teimosa e não deu outra, sofri com o calor. Resultado 5km que eu deveria fazer em 34minutos, terminei em 41minutos de forma sofrida, dessa vez sem cólica intestinal mais muito cansada. O desgaste físico era de quem tinha corrido 10km.

Treino do dia 14/04: como faço 4 treinos de corrida na semana (fora a academia de segunda a sexta) queria fazer desse treino a superação. Fui pra orla as 8:00 o sol estava lá, mas não tão forte como o dia anterior e novamente tive o mesmo histórico do treino do dia 11/04, cólicas desde o segundo km, tendo que andar em todos os km a partir dai. Resultado o treino terminou em 1h01. Ou seja desastroso.

Essa questão intestinal está me incomodando e atrapalhando. Como estou fazendo reeducação alimentar, consumo sempre carboidratos integrais. No primeiro treino da semana reconheço que comi alimentos gordurosos num lanche que rolou no trabalho, mas nos outros dias não. Basicamente alimentos integrais, iogurte com linhaça, fruta com chia, etc. Essa semana terei treino, terça, quinta, sábado e domingo vou testar não consumir alimentos integrais nesses dias de treinos na rua e vê o que acontece.

Se alguém tiver alguma sugestão, por favor me ajude.

6 comentários:

  1. Cassinha, essa reeducação foi prescrita por um nutricionista? Se foi, conversa com ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Tâmara, estou com nutricionista esportiva marcada para o dia 24/04. Vamos vê o que ela me diz.

      Excluir
  2. Pois é, um atendimento feito por algum nutricionista vai te ajudar bastante. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cassia.

    Toma cuidado com o que ingere, procure sempre um nutricionista.

    FOrte Abraço e BOns Treinos

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. São as fibras mesmo. Você deve estar mais sensível agora já que o seu ritmo aumentou e logo as contrações intestinais também. Eu cortei os alimentos integrais de pré-treino já que batata doce dá uma energy bacana para meus longos e não é tão fibrosa quanto o velho pão integral.
    Os carbs em sachê são uma boa para a perturbação 0 aos seus intestinos: 10' antes e após os 40' de treino e você ganha energia sem engordar como engordaria com o pão branco sabor glúten, rs. Recomendo!

    ResponderExcluir
  5. Valeu gente, dia 24/04 vou passar tudo que eu como no dia a dia para a Nutricionista avaliar e fazer os ajustes necessários.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.