domingo, 26 de maio de 2013

Os 8km mais inesquecíveis da minha vida na Running Daventura 2014

Olá amigos, relatar essa prova será reviver todo o percurso na mente, me emocionar e chorar.

Todo mundo que me conhece sabe do meu amor por esse esporte, a um ano atrás eu estava obesa (nível 2) e hoje eu estou no sobrepeso rumo ao peso normal. Se foram 19kg e só faltam mais 10 pra fechar o ano com chave de ouro.

A um ano atrás essa foi a minha primeira prova, fiz o percurso de 5KM sem nenhuma pretensão de tempo, o importante era completar e ter o gostinho de realizar uma prova.

Quem é corredor e já fez essa prova sabe do nível de dificuldade de qualquer um dos percursos. Eu não só me apaixonei por ela em 2012, como prometi que voltaria em 2013 nos 8km. Promessa dada é promessa cumprida.

Acordei bem as 5:50 da manhã, já estava tudo preparado na noite anterior então as 6:30 eu já aguardava João Paulo, Angela e mais um casal de amigos para nos aventurar a achar um local pra tomar café na Praia do Forte as 7hs. O carinho e o apoio desses dois foi essencial, estava muito tranquila o que não é comum acontecer nas provas.

Tomamos café direitinho e fomos para o Castelo Garcia D'Ávila onde tivemos que deixar o carro num ponto do caminho e seguir andando devido a fila ser grande pra subir nas vans que a organização da prova disponibilizou. João Paulo e Tiago foram correndo (aquecendo). Eu, Ângela e Karine fomos de bugre com André Curvello. André obrigada pela ajuda e parabéns pela prova, você foi muito bem.



Tiramos algumas fotos antes da largada, encontrei com Ygor, Marcio, Lucas, Renato Maia e finalmente conheci Dart pessoalmente. Eu estava emocionadíssima, está novamente naquele lugar me fez lembrar de Andrea e Paulo que foram meus parceiros ano passado e que infelizmente não estavam ali comigo.


Com Dart e Angela


Com Ygor, Márcio e Lucas antes da largada.


Com João Paulo e Ângela


O evento estava belíssimo, muita gente, esse ano foram 1300 inscritos, onde 41% desse número eram mulheres corajosas e guerreiras que vieram se apaixonar e se superar nessa prova.

As 9h05 pontualmente a largada aconteceu primeiro pros homens, muitos que estavam indo em direção a largada ficavam tão eufóricos que caiam no chão, antes mesmo da prova começar.

Deu um frio na barriga quando liberaram o acesso pra mulheres se posicionarem. Queria ficar mais na frente, mas o número de mulheres era grande, não deu. Quando largamos percebemos que o CQC (programa da band) estava cobrindo o evento, muito legal. Era hora de Cássia Santana conhecer o percurso de 8km, muita gente na largada e como o espaço não é muito grande rola aquele tumulto o que é normal em provas. No primeiro km tinha um ponto de muita lama e desviamos graças as dicas obtidas na cerimônia de abertura (risos).

O sol estava muito forte, diferente do ano passado que choveu um pouco antes da prova e durante a prova foi um sol leve. No primeiro km da prova já tinha gente andando.Os meus primeiros três kms foram os mais rápidos já estava na mata fechada e a coisa começou a pegar, muitas subidas, descidas, galhos e areia fofa no trajeto.

Vi muita gente tropeçar nos galhos e cair durante o percurso, graças a Deus eu estava atenta e como também sou ainda do pelotão tartaruga fiquei atenta o trajeto inteiro para não me lesionar. O percurso de 8Km é ainda mais lindo, tinha tuneis, subidas cruéis, descidas com terreno bem irregulares.

Ao passar pelo 5km eu estava muito cansada, o bicho pegou literalmente pra mim, tinha que trabalhar o psicológico, era tanta gente andando, tinha momentos que você ficava sozinha e nem sinal de gente pra te motivar, mas no 7km eu quebrei e a sensação que eu tinha era que eu não ia conseguir chegar, as pernas não respondia meu comando, a minha unha do pé estava literalmente pedindo socorro, mas pensava em tanta coisa vivida nesse um ano de corrida e na comemoração do meu primeiro ano de prova, desistir? Ainda mais nessa prova? Nem pensar e fui trotando e nos 300ms finais dei mais gás, andar na reta final não pode.

Avistei Ângela que me deu o incentivo perto da chegada e Renato Maia mas na frente, obrigada amigos eu estava muito emocionada, cheguei gente! O tempo? Meu Garmin me mostrava 1h03min, mas vamos aguardar o tempo oficial da prova. A minha pretensão era fazer em 1h, mas em se tratando do nível de dificuldade eu me senti uma vitoriosa.


Foto tirada por Renato Maia
A organização da prova está de parabéns. Por participar e conversar com algumas pessoas na abertura do evento, percebi o quanto é trabalhoso e cansativo fazer esse tipo de prova. Principalmente quando o patrocínio da prova esteve reduzida e com uma equipe pequena. Carolina comentou que essa prova aconteceu, pelos atletas.

Parabéns a toda a equipe técnica, staffs, que perderam noites para deixar o evento impecável. Foi lindo!

Aproveito pra fazer algumas observações importantes: os pontos de hidratação foram poucos para todos os percursos, sei que eles trabalharam com o mínimo que a federação sugere e que eles tiveram muita dificuldade em conseguir um parceiro pra fornecer água, mas pra 2014 espero que esse ponto seja melhorado.

O segundo ponto é que pra quem fez o percurso de 21km sofreu com areia na cara por conta de alguns carros que conseguiram estacionar próximo do percurso ao qual os atletas passavam e saiam. Infelizmente também vale o bom senso das pessoas, que sabiam que até umas 12hs ainda teriam gente fazendo prova. Pra quem já vem no limite da prova, contar com esse obstáculo é muito ruim não só pra visibilidade da prova quanto pra ocorrência de problemas mais sérios como acidentes e tal.

A medalha esse ano ficou linda, só quem faz a prova sabe o quanto essa medalha é preciosa. Gatorade geladíssimo no fim, frutas de excelente qualidade abrilhantaram mais ainda o evento. Isso é um diferencial de quando uma organização trabalha pelo atleta e não só por fazer mais uma prova.



Depois de me restabelecer, era hora de voltar e encontrar Angela e Karine para esperar os demais amigos atletas. Ângela mandou muito bem, fez uma excelente prova de 5KM em 36minutos. Estávamos ansiosos pela chegada de João Paulo nos 21km. André foi o próximo a chegar depois de mim no percurso de 14km, era lindo vê ele emocionado com a prova ligando pras pessoas e comentando com a gente toda hora da prova. Pensava comigo, esse é mais um novo apaixonado pela prova.

Eu emocionadíssima só consegui postar no Facebook “Galera consegui completar a prova”. A cada momento que passava um atleta, gritávamos palavras de incentivo pra galera não desistir perto da chegada.


João Paulo chegando!
Daqui a pouco passa João Paulo avionado que mal conseguimos registrar sua chegada. Tínhamos que estar com uma câmera para ficar clicando ele o tempo todo pra pode registrar melhor porque o cara passou muito rápido, nem parecia que ele vinha de uma prova de 21km.

Não satisfeito ele voltou pra resgatar os amigos que estavam mais atrás. Esse cara é um exemplo de superação, foco e amor a corrida. Tiveram alguns atletas miseráveis que chegaram antes dele, mas pra mim ele foi o primeiro.

Não consegui registrar Ygor e Dart chegarem. Ygor que mandou muito bem nos 14km, deve ter chegado em algum momento que me distrai com o celular porque não vi ele passar. E Dart que chegou um pouquinho depois da hora que saímos do ponto que estávamos.


Com João Paulo e Renato Maia - Atletas Quenianos!

Depois das fotos e encontros com amigos atletas, voltamos pra Vila. Estávamos só o lixo e no caminho pra pousada encontrei com um rapaz que assistiu a cerimônia de abertura que me gritou e falou “Você é a famosa Cássia?” Cai na gargalhada, e conversamos até chegar na pousada e ele me disse que ano que vem irá fazer a prova nos 5KM, olha que lindo!

Pra encerrar a estadia na Praia do Forte, fomos almoçar num restaurante maravilhoso chamado Sombra da Mangueira que não conhecia e o qual foi o cardápio? Moqueca de Camarão! Estava divino!


Um brinde a prova e a corrida. Foto tirada por João Paulo!

Foi uma prova linda, especial e muitos me perguntavam 2014 você vai voltar Cássia Santana? Alguém tem dúvida disso? A promessa da vez é me desafiar nos 14km. Prometo treinar forte pra fazê-la sem quebrar. Até lá estarei nos 70kg então correr na areia fofa será menos torturante do que foi ontem.

Essa prova ano que vem promete viu, Tiago e Carolina vão trazer muitas novidades para o circuito de 2014. E até isso acontecer, vamos treinar, treinar e treinar pra fazer bonito.

Se você tá lendo esse relato e pensa assim, poxa queria tanto aprender a correr? Comece agora a transformar o “Queria” no “Quero”. Se eu posso, qualquer um pode.

Não posso deixar de agradecer esse primeiro ano de corrida a alguns parceiros. Gustavo Henrique e todos os professores da Academia Corpo Livre que me treinam.

A TriplaForma, Cláudio e Alan obrigada pela ajuda sempre. Essa parceria será fundamental pra minha evolução.

A todos que visitam o meu blog, que postam comentários, que deixam mensagens carinhosas no Facebook.

A todos os amigos e familiares que me incentivam muito a continuar focada, que vão me vê nas provas, que ligam pra saber como foi a prova.

Não tenho dúvida que a corrida tem transformado minha vida pra muito melhor! Até a próxima prova!

14 comentários:

  1. Parabéns pelo corrida e pelo primeiro ano completado neste esporte.
    Correr ali é tão perfeito que a gente fica desejando ali com a gente todas as pessoas que amamos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fico ainda mais motivada por ter começado a correr, Cassinha... é gostoso ver a paixão que você expõe. Não consigo correr por muito tempo. Ainda não consegui completar 500 metros sem parar, mas, devagar e sempre, não é? :)

    Um beijão lindona! Logo, logo esses 10 kg que faltam vão para o espaço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela superação,guerreiros e vencedores continue assim!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cassia, você arrebentou e principalmente pela comemoração de 1 ano de corrida. Foi uma prova e tanto. Você mais que ninguém sabe da sua superação. Foi maravilhoso. Prazer em conhecê-la, embora rápido. Espero termos mais tempo para nos falarmos nas próximas corridas.

    Abração e até a CAIXA

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela corrida e pela coragem em correr o RD como iniciação no mundo das corridas.

    Vc está em ótimas mãos, os meninos da triplaforma são realmente ótimos profissionais.

    Ano que vem mais leve vc tira de letra os 14km.


    Boa semana para vc e bons treinos

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS Cassinha. Que orgulho você...suas palavras fico bem emocionada e até arrepiada pois só quem tem amor a corrida sabe o quanto é importante vencer estes desafios e retornar aonde fez a sua primeira prova e desta vez bem melhor, mais calma, com mais foco, treinamento, peso menor e vontade de seguir !!! BJS.

    ResponderExcluir
  7. Vc é Linda! Adorei te conhecer! O mundo é feito de pessoas determinadas que fazem acontecer e vc é uma delas! Vamos em frente que a trilha é longa! E deliciosaaaa!!!! bj, Carol Chagas

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns! Torço para que aos poucos você se torne de vez uma atleta e nem hesite em acreditar em você como parece em algumas vezes em que você se queixa da falta de alguns treinos. Sou mais você em tudo isso e as condições adversas só servem para dar mais graça a nossas vitórias.

    Prazer estar acompanhando você e que da Night Run de semana passada em diante, façamos várias provas juntos.

    Quero ser homem para fazer essa prova linda de 21k ano que vem. Não sendo, pretendo os 14k. O que vale é que sentirei essa mesma emoção que a famosa Cássia sentiu.

    ResponderExcluir
  9. Linda prova. Parabéns pela sua participação nela, Cássia, e também pelo primeiro aniversário nas corridas. Que muitos outros sejam comemorados, sempre com muita alegria e objetivos sendo alcançados.

    ResponderExcluir
  10. Cássia, Me arrepiei lendo o seu post da corrida. Muito bom, corri tudo de novo com você. Espero te conhecer pessoalmente em uma próxima prova. Parabéns pelas conquistas. Excelente semana.
    Rebeca Peleteiro.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Cassia.
    Show de bola. Essa data estará cravada na sua vida para sempre. É bom demais ver as suas fotos com o seu sorriso sincero. A felicidade estampada.
    Linda prova.

    ResponderExcluir
  12. Como esse esporte te faz bem!
    Você viveu a sua essência numa prova Trail Running.
    Linda, imagino a sua emoção no seu primeiro ano de atleta. É bom ler seu relato e sua êxtase com uma prova tão difícil.
    Parabéns, você vai longe.
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  13. Cassinha, que belo relato! Só posso te parabenizar pela força de vontade e superação em completar os 8k do running. Só quem faz pra saber que não é fácil. Continue nesse pique para no próximo ano fazer os 14k que passa pela praia. Já digo que VALE A PENA O ESFORÇO, é uma prova no paraíso!! Bons treinos!! Grande beijo

    ResponderExcluir
  14. Cássia:

    Adoramos mesmo lhe conhecer pessoalmente.
    Parabéns pela sua bela e emocionante apresentação na cerimônia de abertura da prova.
    Conforme lhe dissemos pessoalmente, você foi brilhante não somente na apresentação, mas na coragem grandiosa de iniciar o seu processo pessoal, tomando como viés as corridas de rua.

    Quanto a prova, tivemos pouca oportunidade de falar com você após você ter chegado, mas lemos aqui o seu relato e, de igual modo, podemos sentir a emoção da sua narrativa.

    Também deixamos o nosso sincero PARABÉNS pela sua superação na prova e pelo resultado excelente que você conseguiu.

    O Running Daventura realmente é uma prova muito especial. Como você já sabe, estivemos em todas desde a primeira edição. Participamos, inclusive do traçado de cada trilha que você fez, mas a cada participação nossa a sensação é que a estamos realizando pela primeira vez.

    É sempre muito bom conhecer pessoas como você, com uma história de vida tão importante e, portanto, tão preciosa do ponto de vista da experiência pessoal.

    Deixamos nossa admiração e terminamos com uma frase que esperamos que lhe sirva ainda mais de estímulo e motivação: "O milagre não é chegar.É ter a coragem de começar" (John Bingham).

    Um grande abraços, mais um vez parabéns e outras tantas excelentes provas para você.

    André e Angela (Corpus Vitalle)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.