segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Circuito da Longevidade Bradesco, um circuito da Família e do Bem Estar!

Correr domingo é sempre um dia feliz, correr na Barra, encontrar os amigos e ter recorde pessoal não tem preço.

Sábado de chuva, todo mundo pediu pra São Pedro não chorar no domingo pela manhã e ele atendeu. Domingo aconteceu o Circuito da Longevidade Bradesco em Salvador. Esse evento acontece em várias capitais do Brasil a um preço super acessível.

Sai de casa o tempo estava nublado, mas nada de chuva e a prova foi muito mais que uma corrida ou caminhada, mas sim uma grande festa das famílias soteropolitanas.

Ano passado não consegui inscrição pra corrida, mesmo assim fiz questão de realizar a caminhada e fiquei encantada com o circuito. Esse ano assim que abriu inscrição, fiz a minha e divulguei pra todos os amigos fazerem o mesmo na corrida ou se motivar a sair da cama ou do sofá e realizar a caminhada.

No sábado dia da entrega do kit, cheguei cedo pra além de pegar o kit fazer a avaliação física gratuita que foi oferecida.

Pegamos fila pra avaliação física por conta da dificuldade que algumas pessoas tiveram pra realizar o teste da pisada, mas era dia de checar a saúde e no meu caso a espera foi mais uma oportunidade pra curtir os amigos que chegavam, pra conhecer algumas pessoas que acompanham meu blog e gentilmente se apresentavam. Pense numa pessoa tímida, mas muito feliz por receber o feedback de cada um. Esse contato, não tem preço.

A primeira parte da avaliação física foi responder um questionário com algumas perguntas. A segunda etapa foi a bioimpedância. Vocês sabem que realizei uma avaliação no fim de julho e fiquei arrasada com o resultado. Só tirei a nóia quando Prof. Claudio(Triplaforma) e Claudia Paim (corredora e preparadora física) me explicarem a diferença da avaliação física feita na academia pra bioimpedância e que não dá pra eu comparar um com o outro. Ou seja, tenho sempre que avaliar bioimpedância com bioimpedância e avaliação física com avaliação física.

Foi ótimo ter oportunidade de fazer uma nova bioimpedância com o mesmo tipo de aparelho utilizado na primeira pra ter um segundo parâmetro. O resultado, foi bem melhor. Longe do ideal pois meu percentual de gordura ainda está altíssimo, mais já vi uma grande redução do percentual, melhora no metabolismo, etc. Ou seja, devagar e sempre chegarei no percentual de gordura aceitável.

A terceira etapa da avaliação física era o teste da pisada. Confesso que seria interessante ter alguém que pudesse explicar resumidamente o teste como teve na bioimpedância, mas enfim, já tinha uma primeira avaliação da pisada pra mostrar pro Ortopedista. Pois é, eu nunca fiz Baropodometria Computadorizada que uma avaliação mais completa onde você tem um diagnóstico mais preciso da sua pisada, região do pé onde sofre mais pressão ao pisar, etc.

Com o kit na mão era hora de descansar pra prova certo? Errado, terminei fazendo uma corrida leve de 7,5km, o repouso ativo na véspera da prova funciona muito bem comigo. Não façam o mesmo senão estão habituados. É algo que já testei e me dou muito bem.

Domingo cheguei no local da prova por volta das 7h da manhã, momento de encontrar os amigos, tirar muitas fotos e Ricardo Estratégia ainda me colocou pra dar entrevista. A organização da prova estava colhendo depoimentos de pessoas que estavam realizando a prova e depois de Ricardo passar a bola pra mim, falei um pouco da minha história com essa prova e do meu processo de emagrecimento.

10 minutinhos antes da prova era momento de aquecer, isso também é algo que funciona muito bem. Dou uma corridinha por uns 10 minutos e tento ficar em movimento até a largada. A largada aconteceu pontualmente com baias por tempo.

Com chip descartável, hidratação a cada 1,5km meio com água gelada, percurso fechado, painel eletrônico com marcação parcial do tempo e tapete no retorno foram pontos bem positivos realizados pela organização da prova. Já participei de muitas prova com taxa de inscrição 4 vezes maior que não oferecem metade que essa prova ofereceu.

Meu objetivo era completar os 6km em 39 minutos. Fiz uma prova concentrada, buscando trabalhar a mente pra ser forte o tempo todo. Nos últimos 500ms o amigo Ygor Graça foi me resgatar, esse encontro no final me ajuda demais, porque já venho muito esgotada e a motivação de cada um me ajuda fazer bonito no final. Conclui a prova com um tempo melhor do que tinha previsto, em 38min13s. Ygor sem sua ajuda, não teria conseguido chegar abaixo dos 39 minutos e com o último km em 5’55. #paceLindo

Outro ponto positivo da minha prova é que estou próxima de fazer a segunda parte da prova melhor do que a primeira. Tenho o mal costume de fazer a primeira parte muito forte e a segunda num tempo maior, o ideal é sempre começar mais lento e ir pra morte na segunda parte. Aos poucos estou sentindo mais confiança em sair da zona de conforto e cada vez o tempo tá baixando.

Frutas, água, isotônico e medalha pós prova foram oferecido pela organização.

Após conclusão da prova era hora de fazer a caminhada com os amigos que foram pra caminhada. Não basta incentivar, tinha que participar. A energia da caminhada é muito especial, pude ver famílias inteiras participando, vencendo o sedentarismo, tirando fotos. Parabéns para Nadja, Claudia Paim, Luciana, Ivan e Mariana que levaram a família toda para participar do evento. Parabéns também pra mim que tive o prazer da companhia de Silvinha e Bruno representando a família. Espero que essa seja a primeira de muitos encontros esportivos com esses dois.

O resultado foi enviado por torpedo em menos de 2hs após conclusão da prova, mas um ponto positivo do circuito. Tá ficando sem graça falar dos amigos podistas né? Mas eu amo tietar essa galera que tem treinado muito e merece muito meu prestígio. Parabéns pros amigos Mariana Oliveira, Luciana, Dona Genilde e Mairon. Cada um na sua categoria mostrou muita raça e determinação na conquista de mais um troféu.

Infelizmente não conseguimos prestigiar a apresentação de dança da companhia de Dança Bamberg, mas mesmo assim, sei que eles mandaram muito bem.

Por fim nota 10 para a organização do evento. Salvador é muito carente de eventos como esse. Torço para que novos circuitos assim façam parte do calendário esportivo dessa cidade.

Meu próximo desafio é? A prova abaixo...eu acho não, eu tenho certeza que eu tava surtada quando me inscrevi pros 11km dessa prova. Não pela distância, mas pelo percurso carcará. Mas como diz o coach se fosse pra ter moleza iria pro Shopping, então agora é treinar e enfrentar o percurso no dia com raça.



Fotos Pré e Pós Prova



5 comentários:

  1. Cássia, adooooro suas resenhas aqui no blog!!! Vc tem uma impressão bem legal dos acontecimentos e é muito focada nos detalhes, bom pra mim q não consigo absorver praticamente nada, fico preocupada com o tempo, o pace, a água q não chega, qto falta, ainda não corro relaxada rsss venho aqui e fico sabendo de tudo rsss esse social pre prova tá demais, to amando! Cada dia chega um novo corredor e a turma cresce! Sem contar q os veteranos são uns amores e super receptivos, isso não tem preço!!! Siga em frente, vc ta na direção certa!! Vamos juntos, como te disse, somos mais fortes assim!!! bjsss

    ResponderExcluir
  2. E tome gente no seu social... Cada dia mais gente nova nas fotos. HEHEHEHE! Você pode montar uma tenda também e aí receber essa galera e chegar mais cedo para tomar um cafézão da manhã com todos. O que acha? KKK

    Olha, Cássia... a evolução é lenta, mas contínua... Que coisa legal correr e crescer; sinto isso a cada prova. Boa sorte, mulher! Esse #pacelindo já tá sendo produzido e você fazendo por onde. Meu novo lema é: RP - faça por merecer e você tá no caminho.

    ResponderExcluir
  3. Voltei!!! Sou super a favor dessa tenda! Tenda da Cássia!!! Quem mais, por favor se manifeste nos autos! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cassia!! Toda prova agora é RP,ta danadinha vc!! Ainda bem que voltou a focar e desencanar dos numeros apresentandos nas avaliaçoes. Continue com essa simpatia que contagia a todos! ah e quanto a tenda,meu voto é SIM!!!bjs

    ResponderExcluir
  5. Cassinha, você é selva. Tenho certeza que você pode muito mais, é só continuar confiando em você como sempre fez. Tenha certeza que sua garra e determinação inspira e emociona muitas pessoas.

    A Família Buscapé tem orgulho de ter você como amiga e parceira das pistas.

    Sucessooooooo!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.