sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como comecei a correr

Olá, gente.

Comecei a correr em abril de 2012, antes disso, correr era apenas para alcançar alguém, pegar ônibus ou brincar com os sobrinhos e afilhados. A corrida só passou ser algo real quando entrei na academia neste mesmo período, ao comentar do desejo de correr com o professor da academia, resolvemos operacionalizar.

Fiz uma avaliação com Cardiologista e Ortopedista, sendo liberados por cada um, identificando o tipo da minha pisada, era o meu momento de focar tranquilamente nos treinos.

Como eu só vinha fazendo caminhadas na esteira, por 1h á 5km/h, passamos a andar mais rápido a 6km/h e posteriormente 6.5km/h. A primeira tentativa de trotar a 7km por um minuto parecia que um minuto era uma eternidade, não consegui de primeira, mas fui insistindo. Na quarta semana eu já estava trotando por quase 7min á 7km e o mês se seguiu. Em 2 meses de intercalar corrida e caminhada resolvi me inscrever na minha primeira corrida. Por mais que fosse precipitado pois ainda não corria 5km, resolvi fazer.

Até ai só corria na esteira e fazia musculação todos os dias. Qual foi a prova escolhida? A Running Daventura na Praia do Forte, o negócio era treinar pesado, pois uma prova de aventura é muito diferente de correr na esteira. Correr na terra batida, areia, enfrentar subidas e descidas ao redor do Castelo Garcia D’Ávila foi lindo e muito difícil. Quando avistei o pórtico de chegada eu era a felicidade em pessoa, tinha sido picada pelo mosquito da corrida. E essa prova virou a prova mais importante e mais querida da minha vida. Recomendo qualquer pessoa fazer.

Depois disso comecei a focar em fazer treinos na orla e não ficar presa a esteira. Meus treinos sempre foram solitários, não conhecia quase ninguém nas corridas, chegava sozinha nas provas e saia sozinha. Mesmo assim fui fazendo quase todas as provas que seguiram no calendário depois dessa.

Algumas pessoas evoluem muito rápido, o que não foi o meu caso. Mesmo sendo mordida pelo bichinho da corrida e sendo muito dedicada, só consegui fazer uma prova de 5km inteira correndo na minha quinta prova. Mesmo muito obesa, fui insistente e sempre falo que todo mundo chega lá, se não se acomodar e treinar. Troque o "eu não consigo correr", por “vou correr”. Atitude gente!

Em outubro decidi que era hora de me preparar para minha primeira prova de 10km e escolhi a Desafio Perini. Essa prova sai da Perini Pituba até a Perini Graça. Um percurso lindo, mas cheio de declives e aclives. Já corria 5km, mas 10km nunca. Toda estreia em distância fico muito insegura, a turma da Running de Jundiaí na véspera da prova, me deram dicas e motivação que me ajudaram a ficar mais tranquila pra prova. Embora tenha andando depois do 6km muito, eu amei os 10km, é o meu percurso predileto. No dia da prova estimei que terminaria a prova em 1h40min e a família se programou pra chegar nesse horário. Resultado eu cheguei antes de todos e não tive plateia na minha chegada. Quando chegaram eu já tinha pego a medalha e só estava esperando eles pra ir embora, risos.

Dai em diante decidi que focaria em correr 10km uma prova inteira e fui me dedicando mais. Até em então meus treinos continuavam acontecendo sozinha, sem muito critério apenas seguindo uma planilha gratuita da MY ASICS.

Na prova da Running DaVentura deste ano, recebi o convite de Prof. Claúdio para efetivamente ser da Assessoria Esportiva TriplaForma. Foi quando vi que eu podia avançar nos 10km e com treino especializado não deu noutra, cada prova tenho diminuído mais o tempo, o foco é até o fim do ano fazer uma prova em 60 minutos. Não desistirei, sei que posso sair da zona de conforto e forçar mais. Perna eu tenho, vamos trabalhar esse coração. Continuo malhando todos os dias no horário de almoço, a maromba é essencial para fortalecer os músculos e não me lesionar.

(Eu acredito em redefinir meu impossível)

Sugestões:

- Pra quem tá começando, recomendo primeiro fazer uma avaliação com Cardiologista e Ortopedista.

- Identificar seu tipo de pisada e ter um tênis compatível com o mesmo. Não precisa escolher um tênis top, os tênis TOP foram os que eu menos me adaptei.

Não acho que correr é um esporte barato, mas é um esporte extremamente acolhedor e democrático. Quando comecei não conhecia ninguém, hoje tenho muitos amigos feitos na corrida, a solidariedade do corredor é algo fora do comum.

- Não vejo a corrida como um esporte que precisa apenas de um tênis e uma roupa confortável. Pra alguns nem tênis precisa (corredores minimalistas) que correm descalço. Mas acho que a medida que você vai evoluindo, algumas coisas são extremamente agregadoras como um frequencímetro, óculos, roupas com tecido tecnológico que absorve o suor, cinta de hidratação pra treinos maiores, etc.

- Não curto muito conversa durante a corrida, mas adoro pessoas que me motivam ou apenas querem a minha companhia do seu lado, faço do som da minha pisada a minha companhia. Se você não consegue correr sem música, use a música, mas tudo é questão de hábito. Depois que meu coach sugeriu que eu largasse a música, meus treinos e provas renderam muito mais. Treino com música apenas na academia.

- Se tiver como investir numa Assessoria esportiva é o ideal. Além de fazer novas amizades, ajuda a você não desistir, muitas assessorias dão um suporte nas corridas com tenda, aquecimento, recebimento do kit, etc. Além do que você terá um acompanhamento de acordo com sua necessidade, terá uma planilha com os treinos que precisa realizar durante a semana e orientação especializada.

- Não desista, tudo é persistência, nos primeiros dias vai doer, vai te deixar sem ar, e daí? Quando você tiver conquistando seus objetivos, vai perceber que toda a dificuldade inicial valeu apena.

- Não queime etapa. A Minha evolução nas distâncias foi algo que fiz com bom senso. Em 17 meses de corrida a minha maior distância em provas foi a Mizuno 10miles nas 10milhas (16km). Embora muitos achem que eu tenha total condição de fazer minha primeira meia maratona esse ano, resolvi adiar a minha estreia pra fazer bonito. Esse ano o foco é realmente melhorar performance nos 10km.

Minha primeira meia maratona (21km) será na Running DaVentura de 2014 ou na Maratona do Rio.

A dica final é, comece já, pois tenho certeza que os ganhos que você terá na saúde, corpo e qualidade de vida vão ser imensos. Não vejo minha vida sem a corrida, ela veio pra ficar definitivamente.

11/04/2012 – Primeiro dia na academia.
10/06/2012 – Primeira prova de 5K
02/12/2012 – Primeira prova de 10K
25/08/2013 – Primeira prova de 16K

Se eu tivesse pensado que era muito gorda pra começar a correr, talvez não tivesse me tornado a pessoa que sou hoje, mas forte, mas magra e autoestima em recuperação.

“Tudo o que fizer para alcançar seu sonho faça com prazer porque a melhor parte disso tudo é o caminho para alcançá-lo.“

7 comentários:

  1. e que venha a primeira meia maratona. depois a maratona.
    força, garra e determinação sei que tens para conquista-las.
    (como não virar fã?)

    ResponderExcluir
  2. Fizalgumas extravagâncias no meio do caminho, passei por lesão, recorde e aumento de volume. Não sou um bom exemplo rsrsrs

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  3. Linda a tua evolução, guria, PARABÉNS. Uma parte do teu post, fez-me lembrar de um evento de corrida, que participei : meu esposo cuidando, pra ver se eu passava, perto da linha de chegada, só que eu já tinha passado e ele não tinha visto rsrs .. Inclusive tenho uma foto que retrata isto (do Foco Radical), ele olhando pra um lado e eu passando lá na linha de chegada kkkk Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Esses relatos detalhados ajudam muito a quem está começando.
    Como optei por ser meu treinador, busquei informações em sites especializados, grupos, fóruns e blogs sobre corrida.
    A sua história, que tenho acompanhado no blog, bem como a de outros corredores, me ajudou muito e espero que ajude outras pessoas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Lindos esses seus textos... Os que ainda não te conhecem, abrem o blog e podem já pegar o "como começar" para desde da primeira leitura sentirem toda a inspiração que você passa.
    Parabéns, Cássia. Saudades de você.

    (www.runnerhostil.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Linda trajetoria e muitos kms pela frente!!! Mais do que dar conselhos é seguir exemplos,e vc é um excelente exemplo de dedicação,foco e disciplina!!! bjs e vamos continuar nos encontrando em muitos desses projetos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cássia!!! Vim comentar com calma e vi que tanta gente legal passou aqui e tanta coisa bacana foi dita, fiquei no vácuo rsss ia dizer q o blog, a escrita e vc inspiram muito, já foi dito, que sua história é bonita, já foi dito, q vc é exemplo de determinação e foco, já foi dito...rssss....e eu assino embaixo!!! Força, sou sua fã e desejo uma ótima corrida amanhã! vc vai brilhar rss bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.