domingo, 6 de outubro de 2013

Adidas Primavera - Não vou desitir de correr!

Olá gente, Hoje 06/10/13 é um dia especial, mesmo com todo o relato triste que farei da minha prova.

É especial porque muitos amigos correram a Maratona de São Paulo, alguns pela primeira vez, outros já são maratonistas, todos superaram seus limites. Alguns conseguiram completar, outros tiveram que ter a coragem de desistir diante da dor e lesão. Desistir de uma prova pra um corredor não é fácil, ainda mais numa maratona, meses e meses de preparação, cuidado com alimentação, cuidado com a mente, mas enfim, senão foi, é porque Deus reserva uma prova ainda mais especial pra cada um.

Foi o fim de semana de Fabio Namiuti correr a maratona de Portugal. Tenho certeza que ele fez uma prova linda e representou muito bem nosso país.

Mas foi dia também de:

De vê Claudia Paim no pódio da Adidas com o 2°segundo lugar geral. Huhuhu graças a Deus mesmo capenga eu cheguei a tempo de ver seu pódio. Esse pódio não é pra qualquer um, essa moça é TOP, é guerreira é uma atleta linda e super simples. Tem como não torcer?

A prova mais conhecida e frequentada de Salvador contou com a narração de André Bamberg, eu me tornei fã desde a Track&Field do Shopping Barra. Ele tem carisma, tem animação e tem a sensibilidade de narrar e acarinhar todos os corredores nas provas que ele tá à frente.

Ele pede animação(porque a galera que assiste pelo amor de Deus...não vibra com os atletas), ele brinca com a galera que tá no pódio tentando tirar uma fotozinha, valoriza cada atleta que chega...enfim fã só fala bem né.

Foi dia também de ver muitos outros amigos arrebentarem. Senti falta de alguns amigos que estão se preparando pra Meia maratona Farol a Farol que acontecerá domingo que vêm, mas o propósito de cada um é muito maior e estarei lá esperando cada um chegar.

Foi dia também de ter fotos de um amigo super especial e fotógrafo que todo corredor que o conhece se encanta e torce para que suas lentes o capture, estou falando de quem? Edson Magoolin.

Por mim eu terminava o posto ai....porque daqui em diante só tem lamentação dessa blogueira que vos escreve.

A prova da Adidas como já falei, é a mais TOP da cidade. Ela é amada por uns e odiada por outros. É uma prova cara, deixa a desejar em algumas coisas, mas é a prova que mais a galera faz. Tens uns que faz apenas pra ter um kit legalzinho, outros que não corre nada, mas quer participar de uma prova e faz. Se vocês observarem é a prova mais classe A que existe, nela você vê corredor super mega equipado com os melhores frequencímetros, os melhores tênis, as melhores malhas de roupa fitness...bom mas vamos parar por ai...enfim, Adidas é Adidas.

Esse ano eu fiz questão de fazer as 4 estações, mas ano que vem, outras provas entrarão no meu calendário no lugar dela.

Deixa de enrolação e fala logo Cássia Santana, como foi a sua prova?

Um fiasco. Sofri, sofri e sofri. Do 6 ao 10km, parecia que estava fazendo uma meia maratona. E porque sofri? Porque não estou treinando adequadamente. Duas semanas sem musculação, uma dor no pé esquerdo desde a Track & Field do Shopping Barra tiraram meu centro. Uma prova não se resume a preparação física, pra mim vale até mais o equilíbrio mental.

Fiz os 10km mais difíceis desde que eu comecei a fazer 10km. Sei que eu não tenho nenhuma vocação pra ser rápida, mas hoje regredi feio na prova. Vinha treinando forte para sair do pace tartaruga que eu me encontro e fiz uma prova da Track&Field linda, diminui quase 4 minutos do meu tempo normal. Depois disso comecei a sentir dor do tornozelo até a região da frente do pé esquerdo.

Assim que vi que a dor persistia, fui no Ortopedista que suspeitou de uma infamação nos tendões extensores do pé. Marquei a Ultrassom e comecei a colocar muito gelo e a dor passou, decidi que não precisava fazer os exames marcados e voltei a treinar forte de novo....ao fazer a prova da Longevidade Bradesco, fiz uma prova linda, mas novamente veio a dor.

Me fez repensar e marquei novamente a USG, passei as duas últimas semanas de molho, fiz a USG e a médica não identificou nada, fiz o raio-x. Mas consulta com o Ortopedista só dia 21. Semana passada eu abri mão de uma prova casca grossa porque não estava bem, mas depois de um jejum de duas semanas, eu tinha que correr hoje.

Engraçado que eu brincava comigo mesma quando me inscrevi a um mês e meio atrás...”essa prova é pra você sair do pelotão branco e ter um pace digno, você tá saindo da zona de conforto, se joga no treinamento que vai ser prova pra terminar abaixo de 1h04”. Fiz a minha pior prova...TPM, dor ainda me pedindo cautela e medo de não concluir, resultado? Terminei a prova 1h10min26seg, sofri pra concluir a prova, reduzi em muitos momentos porque senão, não completaria.

No percurso todo mundo que me conhece, sabia que eu tava mais lenta do que o habitual e me motivava, obrigada a cada um que gritou “bora Cassinha”. Duas pessoas foram importantes, Renato Maia que na ida me mandou seguir e na volta eu vinha exausta e foi me encontrar pra me dar uma água. Renato obrigada, você sempre aparecendo nos momentos certos heim.

E Ricardo Estrategia que foi me encontrar faltando uns 600metros pra concluir a prova e foi me motivando. Mais adiante Lucas também veio reforçar o time essa ajuda no final é fundamental. O meu primeiro e último km são sempre os mais rápidos. E o 7 e o 8 continuam sendo trágicos.

Terminada a prova Ricardo insistiu pra passar o spray analgésico que uma galera de uma marca estava oferecendo. Inicialmente disse que não precisava, mas precisava....depois dele insistir tirei o tênis e me rendi...foi quase um banho de spray no pé esquerdo. Não demorei muito na prova e fui pra casa arrasada. Quando me verem ir pra casa logo depois de uma prova sem um motivo aparente, já sabem é que eu não fiquei satisfeita com minha prova.

Cheguei em casa chorei muito tomando banho. A vontade era de desistir de correr. Mas como assim desistir de correr? Pois é, juro que eu pensei. Postei aquela foto no Facebook e até peço desculpas pela preocupação que causei em alguns. Desculpem!

Logo veio Edson me pedir pra levantar a cabeça, ele tem uma sensibilidade fora do comum e tem o dom de me dá força quando preciso. Começou a fazer um retrospecto das minhas últimas semanas e que o cansaço que eu tive foi por consequência disso.

Ângela é outra pessoa que sempre aparece na hora certa e mais uma vez pontuou algumas coisas e falou quase tudo que Edson tinha me dito de manhã. Continuava triste, mas e o pé? Sem dor.

Sacudi o desanimo e fui pra reunião do grupo de jovens que participo, seria o local certo pra me animar, sempre saio de lá muito feliz e em paz. Durante a missa eu pedi a Deus que me desse força pra não desistir da corrida, que ele levasse essa dor embora e que resgatasse aquela motivação e alegria que a corrida me dá pra começar uma semana bem, treinando sem dor.

Voltei pra casa e fui direto pro gelo. Estou andando sem dor, amanhã vida normal, retorno pra academia na hora do almoço. Fortalecimento muscular e alongamento pra ontem. Não vai ser uma prova ruim que vai me tirar da corrida. Mas só irei me inscrever numa prova quando voltar ao pace que estava e saber de fato o que eu tenho.

É difícil assumir o fracasso. Mas é quando estamos mais na m... que as coisas boas acontecem, então vamos tratar essa lesão caso seja e voltarei lindamente.

Domingo que vem estarei no Farol da Barra esperando cada amigo chegar. Não farei essa prova, estarei exclusivamente para celebrar, tietar e comemorar com cada um que treinou muito pra fazer seus 21km, 10km e 5km.

Obrigada Ricardo pelas fotos!

9 comentários:

  1. c foi otimo e essas provas casca grossa sao as que mais nos ensinam. prova ruim é a prova que nao fazemos

    ResponderExcluir
  2. o que dizer depois de ler uma desabafo desse?
    garota, agora fé, determinação e motivação. esses três elementos básicos você já os possui
    e mais, a força de cada um que torce por você, pela sua meta e seu crescimento nas corridas.

    apenas "Keep The Faith"

    *ps
    e as hashtags? estou sentindo falta delas em seus posts!

    #foco #projetocassiagostosa #rumoaos70 #emagrecer

    ResponderExcluir
  3. Torcendo para você re-encontrar seu norte. Boa sorte, Cassinha. Domingo que vem quero meu abraço!
    Levanta essa cabeça... Todos tem sua prova ruim... Dor é foda, mais que isso é achar prudência para respeitá-la: eu mesmo, nunca tive e graças a Deus a sorte esteve comigo e confirmaram que ela realmente poderia esperar para depois. Você vai lidar com isso... Tenho fé!

    ResponderExcluir
  4. Cassia, só tem dor do esforço fisico,do esporte, quem o pratica!!! Antes no sedentarismo,as dores são constantes mas da inercia,coisa que não faz parte mais da sua vida!!! Claro que corredor nenhum quer passar por isso,é nosso maior medo, mas pense que não é tão grave e assustador,tem lesoes piores,onde pessoas ficam meses afastados do nosso " delicioso vicio" penso assim que já nos conforta e nos faz erguer a cabeça pra logo estarmos bem novamente.E assim será,descansa um pouco agora que provas lindas e RP lindos virão logo logo!!!bjs

    ResponderExcluir
  5. Se a dor continuar depois de tudo, pede para fazer a ressonância. Ela é muito mais sensível ao atleta de qualquer categoria.
    Ficar longe é mais que chato, mas como todos dizem: "curar e depois voltar a correr"!
    Vai curar rápido, mesmo que você não ache. Você ainda tem muito tempo para treinar e tomar o pódio de Claudia Paim (é um objetivo...).
    Rumo ao 1° lugar do pódio!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cássia, é normal passarmos por esses prrengues, uma queda de rendimento depois de uma conquista. Mas é sobrenatural superarmos e voltarmos a vencer.
    Sucesso.
    Conta comigo abrax

    ResponderExcluir
  7. É isso aí minha linda!!!
    Sempre é muito difícil dar limites ao corpo quando a motivação esta em alta.
    Para nós treinadores essa missão se torna ainda mais difícil, dizer ao aluno que ele não corra esta ou outra corrida ou que corra uma distância menor, não é coisa fácil.
    Mas nós aprendemos de um jeito ou de outro.
    Como Claudinha falou: “só quem tem dor é quem pratica” então levanta a cabeça, vamos cuidar dessa lesão e montar uma planilha adequada ao momento.
    Você sabe que pode contar conosco sempre!!!
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  8. Amiga Cassia....Qual o corredor nunca passou por uma dificuldade e pensou em desistir? Que atire o primeiro par de tênis. Seja por falta de tempo, de evolução, de excesso de trabalho, lesões, desmotivação, enfim... a lista é enorme. A vida sempre nos ensina algo. Tenho certeza que sairá fortalecida e irá superar esse sentimento ruim. Lembre-se sempre dos momentos felizes e de tudo o que você já conquistou. Torcemos por você.

    ResponderExcluir
  9. Que que é isso Cássia. Desistir nunca...só quando tiver no caixão e ainda assim desistir por que não tem mais "jeito".
    Eu sempre disse que o mais importante é cruzar a linha de chegada bem. Independente do pace, do tempo... do que "diabo" a quatro. Você chegando inteira é o que mais importa. Claro que desejamos baixar o pace, treinamos para isso. Para nos desafiarmos. Mas não é por que não fomos bem um dia, que não seremos bom nos outros. Corrida é dia!! Tem dias que acordamos bem para correr, outros nem tanto. Um dia estamos dispostos, outros um pouco menos. Nós mulheres que digamos..... ainda tem os tais hormônios para nos encher o saco. Então deixe disso e corre para a próxima que vem aí....

    Até mais... levanta a cabeça e continua.
    beijão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.