segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Primeiro treino de Bike!

Olá gente, uma das minhas metas de 2014 é andar de bicicleta pelo menos uma vez ao mês. Porque? Porque além de me ajudar a condicionar pra corrida, fazer uma atividade ao ar livre é algo que eu gosto muito.

No sábado tinha meu primeiro treino com Mariana, Nadja e Joelma. Pessoas muito especiais e que correm muito. Estava animadíssima com o treino, no dia anterior roupa separada logo cedo, dormi cedo, mas por volta de 1 hora da manhã minha noite não foi nada agradável e as 5hs da manhã estava avisando as meninas que não tinha condição de ir.

O dia foi em casa, tomando água de coco e tudo que pudesse me fazer melhorar. No fim da tarde já me sentia bem melhor, sem idas ao banheiro e torcia pra que o treino do dia seguinte eu não tivesse que cancelar, afinal era o primeiro treino de bike.

Acho que deve ter uns 20 anos que não ando de bicicleta, mas como dizem que quem aprende a andar de bicicleta nunca mais esquece, lá fui eu treinar com uma certa pessoinha que adora bike e que tem experiência no assunto.

Como não temos bicicleta, utilizamos as bicicletas do programa “Salvador Vai de Bike”. Da minha casa até a estação do Parque Costa Azul são aproximadamente 3km que fiz correndo num ritmo leve pra aquecer. De cara já percebemos o sucesso do programa, pois só tinha uma bicicleta disponível, diante disso fomos até a estação mais próxima à da Nossa Senhora da Luz na Pituba onde tivemos mais sorte e achamos bikes disponível.

Esse projeto está em operação desde 2013 e para utilizá-lo é preciso fazer um cadastro no site do projeto e pagar taxa de adesão de R$10 através do cartão de crédito Visa, Mastercard ou Diners. Clique Aqui para conhecer o site.

A adesão ao serviço é válida por 12 meses e não há cobrança de tarifas diárias ou mensais. O usuário só paga excedente, caso ultrapasse o tempo de 40 minutos utilizando a bicicleta (R$ 5 a cada 30 minutos). Nos dias onde tenha ciclovia, se você devolver em menos de 90 minutos de atividade, não é cobrada excedente.

O desbloqueio da bicicleta pode ser feito via aplicativo através do celular nas estações ou ligando para uma central que não conseguimos falar, só dava ocupado.

A utilização do aplicativo pelo celular é muito simples e intuitivo.

Dificuldades:

1. Liberar a bike por telefone. Talvez seja pelo fato de ser fim de semana onde a utilização é muito grande, ligamos diversas vezes e só dava em comunicação, caso não tivéssemos o app não teríamos como fazer o treino.
2. Ao liberar uma das bicicletas, o sinal verde foi dado, mas a trava de segurança da bike não foi disparado. A dica que eu dou quando isso acontecer é, saia do aplicativo, logue novamente e desbloqueie outra bicicleta. Até descobrirmos isso, ficamos um tempão lá tentando desbloquear a mesma bike inicialmente escolhida.
3. Nos deparamos com uma das bikes precisando de manutenção com a corrente danificada, ou seja, é uma bicicleta que poderia estar circulando e está lá parada.
4. A bike que peguei, já não tinha o espelho, a buzina não funcionava e em alguns pontos no trajeto a corrente saia, tendo que parar e contar com a ajuda do meu parceiro de treino pra colocar a corrente de volta no lugar.
5. Nem sempre a informação que estava no app do número de bikes disponível na estação coincidia com a realidade.

Vantagens

1. Pra quem não tem bike, é uma ótima opção.
2. Facilidade em localizar as estações pela cidade.
3. Facilidade em devolver as bikes em qualquer estação.

Os usuários precisam preservar as bicicletas, acho que foi uma iniciativa muito legal da prefeitura em incentivar as pessoas a praticarem atividade e a utilizar as bicicletas na cidade, então vamos preservar.

Mas vamos ao treino

O trajeto de ciclovia, foi perfeito e dava até pra pensar em tempo, mas a parte que tínhamos que transitar na rua, confesso que fiquei tensa. A sorte é que estava com uma pessoa experiente, que foi me orientando e dando as dicas, desde a mudança de machas até os cuidados que deveria ter nas esquinas, pontos de ônibus, etc. Quando chegamos no Porto da Barra a tensão já tinha passado. Inicialmente o percurso que faríamos era até a Barra, mas já que estávamos no Porto da Barra resolvemos parar na estação do Largo da Vitória, onde aproveitamos para tomar água e nos hidratar um pouco.

Largo da Vitória? Vocês subiram de bike a ladeira da Barra? Confesso que não consegui, até tentei mais pedi arrego e subi andando arrastando a bicicleta.

A volta foi mais lenta por minha causa, em Amaralina a corrente saiu e como me desencontrei de Edson tive que ir levando a bicicleta andando até encontrá-lo e isso fez perdemos tempo.

Tinha momentos que não conseguia ficar pertinho dele, então toda hora ele estava me motivando pra avançar. Na Pituba eu estava exausta e morrendo de sede, parei novamente pra comprar uma água de coco, depois era focar até a estação do Parque Costa Azul.

Fim do treino, 26,53km + 3km correndo = treino lindo de 29,53km. Segue o trajeto de bike registrado pelo App Rustastic utilizado por Edson.





#paceLindo



Confesso que voltei exausta pra casa, mas feliz. Não tinha muita força nas pernas, achei que no dia seguinte estaria acabada, cheia de dor muscular, mas ao levantar, nada de dor, me sentia inteira, parecia que não tinha feito nenhum atividade no dia anterior.

Se depender de mim, não treinarei de bike apenas uma vez no mês e sim todo domingo que não tiver corrida. Vamos ver se uma certa pessoinha topa continuar sendo meu parceiro de treino.

Uma recomendação pra quem for utilizar as bikes do projeto, é chegar cedo. Quando fomos devolver a bike na Estação do Costa Azul não tinha nenhuma disponível e já tinha dois casais esperando por bicicletas.

No próximo treino posto fotos!

#Vadeboa #vadebike #BikeSalvador

2 comentários:

  1. Que massa! Comecei em 2013 também no projeto andar de bike para melhorar e diversificar o treino para a corrida e estou adorando.Ainda não utilizei essas bicicletas do programa" Salvador vai de Bike",mas já era de se esperar tanto vandalismo,ô povinho mal educado..reclama que não tem nada,quando surge projetos como este não valorizam! Não sei também se há uma manutenção efetiva e diária dessas bikes,o que deveria ocorrer,mas acho que a população aceitou bem o programa!!! bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.