sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O grande vilão da minha alimentação!

Olá gente, hoje é um post desabafão. Então se vocês não gostam de post assim, fechem a página ou vão ler algum outro post (rs).

Domingo fará uma semana que comecei a minha nova rotina de reeducação alimentar, com metas, cardápios e desafios. Não vou ficar postando aqui, porque não sou Nutricionista e acho que cada pessoa tem a sua necessidade e objetivo.

Até fiz um desabafo no Instagram falando da mochila de lanches e nossa como recebi tantos incentivos e comentários lindos.

Essa batalha de perder peso não é tão difícil pra mim, mas manter o meu peso sim é algo que eu preciso conquistar(isso será tema de novos posts).

Nessa nova batalha o que menos existe no meu dia-a-dia é açúcar. E porquê? Porque é o meu grande vilão e o que mais me faz ganhar peso. Talvez seja o maior vilão mundial, porque cada dia que passa consumimos mais e mais açúcar.

Voltando para minha realidade qualquer momento de ansiedade, estresse, mudanças bruscas de humor, tpm, tristeza, cansaço no meu dia-a-dia eu me compensava com o que? Com o açúcar em forma de bolos, de chocolates, de refrigerantes, de guloseimas. Aff, como sinto falta do bolo de milho, da torta de chocolate, do brigadeiro, do chocolate depois do almoço.

O meu corpo implora para comer açúcar eu até chego a comparar com a dependência química por que de certa forma eu vejo dependências muito parecidas. O açúcar aciona no cérebro aquele prazer, a felicidade (momentânea) por conta da dopamina.

Já existe uma preocupação pela Associação Americana do Coração em incentivar que as pessoas limitem o uso de 25 gramas de açúcar adicionado na alimentação de crianças e adolescentes.

Então no meu dia-a-dia não tem mais nem o café ou chá com açúcar. O açúcar que consumo são de algumas frutas e alimentos, mas nada é adoçado com açúcar. Conquistar um paladar para ter prazer de tomar um café apenas com óleo de coco e canela não tem sido tarefa nada fácil. Vocês devem estar pensando, mas nem o café você pode tomar com açúcar, não? Como eu consumo muito café, imagine 4 a 5 cafezinhos no dia quanto açúcar eu já consumi. Multiplica isso por 7 dias da semana, 30 dias do mês, 365 dias do ano? Resultado é muito açúcar só no cafezinho.

Tenho um livro que tá sendo meu livro de cabeceira pra me ajudar nessa luta contra o açúcar, que ensina como você deixar o açúcar em 8 semanas. O livro se chama "Chega de Açúcar" da Sarah Wilson, deixo o link do livro AQUI. Gostei muito da proposta da Sarah e boa parte do livro são de Receitas que você pode fazer sem açúcar.

Tirar as tortas, o refrigerante tem sido fácil. Mas o bolinho de milho com café? Nossa tem sido difícil, mas necessário. Então quando vou almoçar no restaurante a quilo perto do trabalho, eu já nem olho pra sessão tentação dos bolos e tortas.

Então se você é como eu que adora um docinho e precisa perder peso, o primeiro passo para você conquistar uma vida mais saudável e feliz começa com a redução ou eliminação do açúcar. Está sendo difícil, vai requerer muita paciência da minha parte, faço cara feia toda vez que tomo o café preto, mas não é impossível. Se tanta gente consegue e gosta, uma hora eu acho esse prazer.

Quem mais está nessa luta? Pode comentar nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.