sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nada de desistir quando não temos os resultados esperados!

Olá gente,
Estou me policiando para tentar escrever mais no blog. Essa semana foi uma semana bem puxada pra mim, dei umas escorregadas legais e resultado não perdi nenhuma grama, mesmo peso. Mas como diz o ditado da imagem abaixo, temos que seguir a diante porque a batalha continua e desistir jamais.

Como participo de vários grupos e visito blogs de gente que está na mesma luta que eu, me deparei com a imagem abaixo.

Comecei a analisar a imagem pensando, será que a ótica é essa mesma? Será que quem tá muito magro ou gordo demais é que não sabe ter uma relação saudável com a comida?
Será que a maioria dos gordos são desleixados, preguiçosos e tantas outras coisas discriminatórias? Certamente não! Alguns são, como eu estava nos últimos 2 anos.
Na empresa que trabalho, a moda é fazer cirurgia bariátrica, ando pelos corredores e me bato com pessoas que estavam acima do peso e derrepente aparecem magrinhas. Antigamente pensava vou perguntar o que aquela pessoa fez pra perder tanto peso em tão pouco tempo, mas nem é preciso...volta e meia aparece alguém e comenta, vocês acreditam que fulana fez bariátrica também? Não estou aqui para discriminar as pessoas que escolhem esse caminho, não acho que seja fácil a pessoa tomar a decisão de fazer redução de estômago.
Talvez eu seja a única obesa do prédio onde trabalho que faz o caminho mais difícil embora mais saudável, indo pra academia no horário de almoço, praticando um esporte que me dá endorfina e saúde, tendo acompanhamento de profissionais envolvidos no mesmo objetivo que eu, etc e cuidando da alimentação, melhorando minhas escolhas. Não condeno quem faz bariátrica quando tem problemas sérios de saúde, quem toma cada vez mais medicamentos para controlar, pressão, diabete, coração e já fez todas as tentativas de perda de peso e não conseguem avançar no emagrecimento. Mas gente que é saudável e faz bariátrica puramente por estética certamente tenho um olho torto. Será que essas pessoas aprenderão a ter uma alimentação saudável e não recuperar o peso perdido? Não sei, algumas conseguirão e outras voltarão a ser gordas como já vi alguns casos aqui mesmo no meu ambiente de trabalho.
Ai abro a revista Runners World deste mês e me deparo com dois casos que serve de grande motivação para qualquer pessoa que pensa em desistir e que acha que nunca vai conseguir chegar onde deseja.
O primeiro exemplo é o Zé do Picolé de Recife que pra ter o din din para correr a meia maratona de São Paulo teve que vender 5 mil picolés. Clique aqui para ler a reportagem.
O outro caso foi o Cláudio que estava com 181kg e com a cirurgia bariátrica marcada trocou o bisturi pelo tênis, virou corredor, já perdeu 64kg e se livrou da redução de estômago. Essa segunda reportagem acho que só está na revista.
Enfim, só você pode expandir seus próprios horizontes. Tem uma frase que meu treinador sempre fala e quero terminar esse post com ela “Cada um faz sua escolha...então faça a melhor. Pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.”

2 comentários:

  1. Ótimo post!
    Amei...
    Eu conheço os dois lados, uma pessoa em cada situação, uma operou por saude e outra por estética, não julgo mais não sei se teria coragem de me submeter a um procedimento assim só por estética, sendo um caso de saude nem pensaria!
    A frase do seu treinador é uma matemática exata, dificil de seguir mais que não tem erro.
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.