sábado, 5 de janeiro de 2013

Acessórios para Correr

Tem gente que diz, que pra correr basta um par de tênis e pronto, dá pra sair por ai correndo.
Eu discordo, acho que pra correr com segurança e conforto você precisa mais que isso.
E ai vai meus acessórios inseparáveis na hora de correr.
1.Um bom par de tênis. Não arrisco sair por ai correndo com qualquer tênis. Nesse quesito, nem sempre o modelo top é o melhor. Perdi dinheiro ao optar por comprar o modelo top da Asics achando que tinha feito a escolha certa de acordo com o meu tipo de pisada e foi a maior frustração.
Recomendo primeiro você saber o tipo de pisada (Pronada, Supinada ou Neutra). Aqui em Salvador desconheço se alguma loja de esporte ofereça o teste da pisada. O meu, foi identificado facilmente pelo ortopedista.
Pra mim um bom tênis tem que ser confortável, estável, que tenha bastante amortecimento. Recomendo além de se informar, testar, vá nas lojas de esporte e calce com meias heim gente.
Se você quer comprar um tênis de corrida procure ir em lojas de esporte especializadas no assunto, os vendedores vão saber te orientar melhor.
Uma dica que tirei da revista O2 é que você deve comprar o tênis no período da tarde, pois normalmente é o período em que os pés estão mais inchados.
A minha escolha: é o Zoom Vomero +6 da Nike. Eu não acho mais esse modelo em loja nenhuma na minha numeração (39), pois se achasse certamente compraria mais um. Ele é perfeito, extremamente confortável. O vomero +7 já dizem que não é tão bom quanto o 6.
Outro modelo que uso muito é o Nike Air Pegasus 28. O Pegasus 29 foi eleito uma escolha certeira pela revista Runners World de dezembro/12.
Importante: Um tênis de corrida dura em média de 350 a 600 km dependendo do tempo de uso e da quantidade provas e treinos. Por isso, fique atento quanto ao desgaste do seu calçado e troque-o assim que necessário. Uma boa recomendação é ter mais de um par de tênis para alterná-los entre os treinos e provas.

2.Óculos de Sol. Não é frescura você ter um bom óculos de sol para corrida. A luminosidade dos dias do sol além de atrapalhar a visão, pode machucar sua retina, deixando seus olhos cansados e irritados. No mercado você tem opções de diversas marcas como Oakley, Adidas, Nike, Kalenji, Shimano, etc.
A minha escolha: o modelo Oakley Radar Pitch – Polarizado. Qualquer um do modelo Radar super recomendo, normalmente esse modelo vem com dois pares de lentes, um para os dias claros e outro para dias com pouca luminosidade. Os modelos polarizados são melhores, eles não embasam e minimizam ainda mais o brilho que a luz pode provocar.

3.Protetor Solar: a corrida me ensinou a não sair no dia a dia sem protetor solar, muito menos nos dias de treinos e provas. Todo mundo sabe que esse item tem que ser indispensável, evita manchas, rugas e câncer de pele. As opções do mercado são inúmeras.
A minha escolha: uso dois, ambos da linha fotoequilibrio da Natura. Um específico para o rosto, o Natura fotoequilibrio Facial FPS 60 e FPUVA20. E para o corpo o Natura fotoequilibrio Fluido Spray 30. Ambos possui secagem rápida e resistência á água e ao suor, além de proteção imediata, logo após a aplicação.

4.MP3 Player. Correr para mim ter que ser com música. A minha motivação é muito maior ouvindo uma seleção de músicas que gosto.
A minha escolha: O MP3 Player Sony NWZ-W262 - 2 GB. Tudo de bom, foi a minha escolha mais acertada desde que entrei no mudo da corrida. Ele é a prova d'água, reproduz arquivos no formato MP3 e WMA. É leve e não sai do lugar, você nem percebe que tem algo na sua orelha.



5.Frequencímetro. Errei muito nesse quesito. Se quiser saber maiores detalhes das minhas frustrações, clique aqui. Para mim é fundamental além do batimento cardíaco, saber a distância percorrida, pace, calorias, velocidade média e poder transferir os treinos pro computador, o resto é bônus. A grande maioria dos modelos não te dão a distância percorrida.
Se puder investir um pouco mais, opte por modelos com GPS que vão te dar a distância real do seu treino. Nesse item vale pesquisar muito, se informe, converse com pessoas que estão no mundo da corrida a mais tempo, etc. Não compre no escuro pois pode passar pelo mesmo que passei.
A Minha escolha: Garmin Foreunner 610. Ele ainda não chegou, já foi comprado. Tinha escolhido o modelo Garmin Foreunner 410, mas surgiu uma excelente oportunidade de um amigo que foi pros EUA trazer, ele não só vai trazer como comprou o modelo 610. A diferença de do valor será meu presente de aniversário dado por ele.
Presentãoooooooooooo!
Se você puder recomendo comprar fora do Brasil, os preços aqui no Brasil são caríssimos.


6.Pochete/Braçadeira para Celular. Bem, eu prefiro a pochete. Nesse quesito também acertei, como meu celular é grandinho (Samsung Galaxy S2) não são muitas opções de pochete que caiba ele e não seja volumosa. Mas achei na Track & Field o modelo Neoprene com 3 bolsos. Ela é fininha, tem espaço de sobra para colocar o celular, chave, dinheiro, carteira do plano de saúde e identidade. Coloco por dentro da blusa fica escondinha e não faz volume.
Reconheço que não foi uma opção barata,mas aproveitei pra comprar com o desconto que tinha para usar na loja por fazer a prova da Track&Field, então foi um ótimo custo/benefício.
A braçadeira, comprei um modelo no mercado livre excelente por R$30,00 já com frete incluso. Mas não gosto de usar braçadeira na rua por insegurança, acho que fica muito exposto. Utilizo a braçadeira quando quero treinar na academia do prédio onde moro.

7.Viseira ou Boné: recomendo nos dias de sol utilizar uma das duas opções.
Pra quem mora no nordeste então, é fundamental, o sol tem fritado nossos miolos. Eu uso uma que ganhei em uma prova noturna. Pretendo comprar uma da Nike com material Dry-Fit que absorve o calor e não fica tão encharcado de suor, o difícil é encontrar, produto que está em falta em todas as lojas que já procurei na internet e em Salvador. Prefiro a viseira do que boné, no auge do calor, gosto de molhar a cabeça. Fora que a viseira é mais prática de lavar e acho mais feminino.

8.Cinta de Hidratação: acho válido para treinos onde você não queria gastar comprando água na rua ou em provas mais longas. Eu não tive a experiência de usá-la, existem modelos que fixam melhor ao corpo e não incomodam tanto na hora da corrida. Não tenho um modelo preferido. Já me recomendaram a Cinta de Hidratação The North Face Enduro Belt 2, ela ainda tem pochete. Mas acho ela grande e diante do investimento que tive em 2012 com as outras coisas, isso vai ficar para quando tiver fazendo provas mais longas como 21km.

Vale ressaltar que não estou aqui querendo influenciar ninguém a usar as marcas e modelos que eu gosto. O post vale mais para você saber os acessórios que na minha opinião são essenciais nos meus treinos e provas de corrida.
E pra você, que acessório é indispensável na hora de correr?

13 comentários:

  1. Adorei o post Cássia. Tudo começa com um par de tênis, aos poucos e até respeitando a ordem que você colocou, as pessoas podem se organizar. Mas fica a dica: se não for para correr três vezes por semana ao menos, acho que não precisamos de pelo menos 50% dos itens citados. Tem corredor que veste mais de R$1000 em equipamento e só treina dia de Domingo, mal completando as provas de 5k que se inscreve. Uma pergunta: qual asics vc não se deu bem? Outra coisa: assino embaixo do que falou sobre frequencímetro. Sua linda! Boas provas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivan a minha escolha frustrante com a Asics foi o Asics Gel Nimbus 13. Até vendi por menos da metade do preço que comprei. O tênis ficou grande e fora que não sentia conforto nenhum nas provas. Continuo na pesquisa para vê qual será a minha próxima escolha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, ia te recomendar um Kinsei, mas é quase a mesma coisa do Nimbus que acho super macio. Mas tem gente que precisa do atrito mesmo. Aí eu recomendaria o Noosa tri 7, mas te peço que veja no runi.com.br Tem mais modelos e tá mais barato pq vem da fábrica da Asics em Hubei na China. Comprando aqui vc passa pelo que eu passo: todo mundo tem um tênis igual a mim.
      Não recomendo nenhum abaixo de 300g. É dor para quem ainda não baixou dos 75kg.
      Um beijo.

      Excluir
  3. Olá Cássia.
    Depois de alcançar o último objetivo de 2012 em pleno 31/12 descansei geral.
    Fugi de tudo e agora, renovado, voltei também.

    Gostei muito do Vomero também, foi meu primeiro pisante (devidamente aposentado com todas as honrarias). Ainda consigo conviver sem alguns desses itens, mas a viseira tem sido uma boa companheira nos últimos tempos.


    Um grande abraço e um 2013 de muitas realizações!


    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas amigas .... :DD
    saudades de passar aqui e comentar no teu blog!

    Pelo jeito ta tudo bem né?

    Um Beeijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!!
    Adorei as dicas e seu blog.
    estou te seguindo a partir de já!!!
    Se quiser, me segue no meu tbm!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. muito boas dicas de equipamento , adorei ler... :D

    ...só não uso o protector solar , sou moreno e no verão já estou com um bronze tão grande que quando vou correr , nem noto !! ehehhe

    e tambem não me dou bem com os "cintos-de-hidratação" , prefiro levar uma garrafa na mão :)


    saudações de Portugal
    Arthur B

    ResponderExcluir
  7. Cássia,

    Boa sorte com seu W262, não recomendo o produto à ninguém, além de não ser à prova d'água tive um que apresentou problemas devido à infiltração de suor (9 meses de uso), ele estava na garantia e foi substituído por outro novo, cinco meses depois da substituição o novo começou apresentar os mesmos problemas (mau funcionamento, liga e desliga funções como shuffle e zappin, até que morreu de vez.

    Edson

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!

    Eu adoro correr! Realmente não é só o tênis que importa, há muitas outras coisas para se pensar! Continue firme no seu objetivo! Vou seguir o seu blog, gostei!

    Beijos
    http://www.rubiabrito.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cássia!

    Ótimas dicas. Realmente muito boas!
    Adoro correr e adoro múusica. Estava a alguns dias, desesperado, procurando uma boa recomendação de mp3. Já havia visto o Sony NWZ-W262, mas as avaliações dos compradores me deixaram um tanto receoso. E agora encontrei seu blog! Botei fé. Irei adquirir.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Cassinha! Em se tratando de tênis já usei, e ainda uso: asics numbus 14, asics skyspeed, kinsei 4 (decepção), mizuno prime, mas agora adquiri um que pra mim é show! O melhor! o Nike Pegasus+ 30, tirei da caixa e corri 22km com ele, nada de amaciar e o conforto e amortecimento é maravilha! Mesmo pra mim que peso acima 76, recomendo.

    ResponderExcluir
  11. Esse novo Tênis é simplesmente demais, muito confortável. Se quiser encomendar tem aqui em Oferta R$ 299,90 + Frete Grátis
    http://www.oferline.com.br
    Ele é bem mais confortável e ágil que os demais da categoria da asics, fiz varias caminhadas com outros modelos mais nenhum supera o Tênis Asics Gel Noosa Tri 8 – ele vai te deixar sem palavras...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.