terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eu, PATETA na terra do RATO, correndo mais que o PATO

Gente, recebi um grande presente de aniversário antecipado que foi, ter o relato de um atleta que me inspira muito e que participou do Desafio do Pateta na Disney no meu blog. Se emocionem com o relato do Roberto Itimura, no texto a seguir.

"Cardíaco ou não, o ser humano foi feito para superar seus próprios limites sempre, isto é essência da vida"
Para corredor, poderia correr em qualquer lugar, seja nas ruas da sua própria cidade, ir para São Paulo, Rio de Janeiro, BH, até correr em outros países como Buenos Aires, Nova York, Amsterdam ou Tókio. Para amante das corridas de rua, correr nestas cidades que acabei de citar já seria uma realização, mas quando falar em correr associado ao um sonho, este nome é Desafio do Pateta.

Desafio do Pateta, um desafio que é a soma das duas corridas que ocorre em um final de semana, a meia maratona no sábado e a famosa maratona no domingo, totalizando 63km em dois dias. Esta história do Desafio do Pateta surgiu após a organização perceber que muitos atletas estavam correndo as duas provas, e decidiu premiar estes corredores malucos com a medalha do Pateta, que por sinal é uma linda medalha.

Para muito corredores que participam no Desafio do Pateta, quando chega em Orlando , se depara com uma outra corrida que todos chamam de aquecimento para meia maratona e a maratona, uma corrida curta de 5k onde muitas pessoas que gostariam de iniciar o mundo da corrida, participam desta prova. A Corrida Family Run que acontece na sexta feira, atraem muitas famílias com os pais empurrando os seus filhos nas cadeiras de bebes, pois nesta prova tem o pelotão dos caminhantes no ultimo curral. Para poder aproveita ao máximo, acabei optando por fazer as três corridas, onde consegui realizar o meu desafio e percorrendo os 68km e alguns metros.

Family Run - 5k - Sexta Feira - 5:00 AM: Uma corrida onde senti a emoção de como seria as outras duas provas que estava por vir. Com uma organização impecável e com muitas pessoas da terceira idade trabalhando para que este evento acontecesse, isto acabou me impressionando. Percorrer os 5k dentro do parque Epicot e poder tirar fotos com personagens da Disney ao longo do percurso é coisa de outro mundo, é sonho de qualquer criança incorporado nos adultos. Ao cruzar a linha de chegada e receber a tradicional medalha de borracha foi momento de muita alegria, sentia como se estivesse ganhando uma prova em primeiro lugar.

Meia Maratona - 21.1 k - Sábado - 5:00 AM: Com muita ansiedade, acordei às 2:00 da manhã, após ter dormido muito tarde na sexta feira, devido ao passeio pela Disney. Saindo do Resort All Star Music, onde fiquei hospedado, fiquei espantado com a organização da logística, um ônibus de luxo estava na porta do resort a espera dos corredores para levar ao ponto de largada. Chegando a Epicot pude observar a alegria nos rostos de cada corredor, levantar cedo não era problema para nenhum de nós, tinha gente dançando e cantando em plena madrugada, embalado pelo DJ e com os personagens Mickey e Minnie. Os banheiros químicos que é o terror de muitos corredores nas provas, lá pelo menos estavam limpos e com quantidade monstruosa ao longo da arena onde a prova estava acontecendo. Lanchonetes de dar inveja, vendendo Muffins, Pretzel, Chocolate e tradicional Café naquele copo com tampa para beber, bem estilo americano.
A largada ocorreu por bloco, os blocos que eram denominado como curral, da letra A até a letra I, eu estava na letra G e pude apreciar cada largada com seus festivais de fogos para cada curral, até chegar a vez do nosso. Pronto! Lá estava eu me preparando, com o coração na mão, como fosse a minha primeira corrida da vida. Os estouros dos rojões e colorido no céu, indicava que começava o meu sonho ao longo dos 21.100 metros e percorrer dois parques.

Saindo do estacionamento do Epicot rumo a Magic Kingdom pude notar bandas de musicas, personagens ilustres como Cinderela, Branca de Neve, Tico & Teco, Aladim, Princesa Jasmin e outros tantos. Com a máquina fotográfica na mão e com os olhos tentando captar tudo que pudesse ver, tive que optar entre correr para manter o meu pace ou me divertir e tirar as fotos para poder compartilhar com meus amigos. Tirei muitas fotos e me diverti, correndo que nem criança solta no parque, fiz a minha corrida leve e solto. O que os meus olhos viam durante a prova, não conseguiria descrever 100% do que sentia, as emoções sempre vinham a flor da pele. Ao terminar a prova e receber a minha segunda medalha, a medalha dourada com rosto do Pato Donald, foi momento imaginável. O coração batia com tanta alegria e viva fortes emoções. De volta para resort com o mesmo ônibus luxuoso, com medalha no pescoço, recebia cumprimentos das pessoas que cruzavam, vivia momentos de artista famoso, mas isso é comum para todos corredores que estão fazendo o Desafio do Pateta, pois afinal o numero do peito é diferenciado por cor prateado.

Maratona - 42k - Domingo - 5:00 AM: Depois de ter percorrido 26,1k entre sexta e sábado, lá estava eu no domingo às 3:00 horas da manhã no mesmo local da meia maratona, tudo igualzinho do dia anterior, parecia que estava vivendo novamente o sonho do dia anterior. O que diferenciava entre correr no sábado e correr no domingo, era ver se eu tinha preparo físico para enfrentar os temíveis 42k. Correr a maratona é realmente o maior desafio e ao mesmo tempo um sonho mágico. Neste dia a distância era o dobro, mas também era o dobro de diversão, alegria, felicidade, magia, encanto e também teria que ter o dobro da minha persistência. Com muita motivação, estava eu lá, na linha da largada com meu grupo do curral G novamente, era hora de apreciar os fogos para a largada.
Na maratona percorremos por cinco locais fantásticos, saindo do estacionamento do Epicot, rumo a Magic Kingdom, Animal Kingdom, ESPN, Hollywood Studios e passando dentro do parque do Epicot e terminado no estacionamento do próprio parque. Ao longo deste trajeto, encontramos Pluto, Mickey, Minnie, Pato Donald, Margarida, Tico e Teco, Aladim, Princesas, A Fera da Bela e a própria Bela, bandas de diversos ritmos e públicos em cada parque torcendo e mandando mensagens positivas para todos os corredores.
A organização mostrava novamente como realizar um evento com muito profissionalismo, tendas médicas com remédios gratuitos para dores musculares, gel, pano para limpar as mãos e assistência médica. Os pontos de hidratação fornecia muitos copos de Powerade, CarboGel e água, o que não ocorre no nosso país, pelo menos o CarboGel tenho certeza de que não é fornecido nas provas que participei aqui no Brasil.
Não só de sonho vivi no percurso na maratona, correr as primeiras milhas foram tranqüilas, mas ao chegar por volta do km 30, comecei sentir o peso das duas corridas nos meus músculos das pernas, tive que aliviar o ritmo e dosar para que o meu sonho não fosse por água abaixo. Fui buscar a energia no apoio dos amigos, lembrando de cada mensagem que me foram enviados durante os meus preparativos no Brasil, e buscando energia lá no fundo do corpo para que eu pudesse cruzar a linha de chegada.

A maior emoção foi quando cheguei na placa das 26 milhas, a emoção tomou conta, não tinha como conter lagrimas. Parei em frete a placa, tirei a foto daquele momento histórico na minha vida e comecei a caminhar...passei pela Banda tocando musica Gospel e fui em direção a linha de chegada. Coloquei as duas medalhas que estavam na pochete, coloquei no pescoço e fui em busca da terceira medalha, a mais bonita por ser comemorativa dos 20 anos da Maratona da Disney. Ao receber a medalha das mãos de uma garota e recebendo congratulação foi momento mágico, com três medalhas no pescoço e rumo a quarta medalha, a mais importante para o desafiante. A Medalha Dourada do Pateta - Goofy como eles dizem na terra do rato mais famoso, lá estava eu, como coração batendo a mil e com alegria no meu rosto em busca dela, ao receber a quarta medalha, passou o filme dos meus 3 anos de corrida em fração de segundo na minha mente, de como tudo tinha começado e de onde eu estava naquele momento...........sem palavras para poder descrever....somente alegria....coração batendo a mil...e de sonho realizado.

Se você quer conhecer um pouco da história do Roberto, clique aqui.
Obrigada Roberto pelo presente, pela emoção e pelo incentivo, você é a prova de que se se sonhamos, podemos realizar. Estaremos correndo juntos uma prova esse ano.
Parabéns, ótimas provas em 2013 e simbora correr galera!

4 comentários:

  1. Que legal Cássia.
    É bonito ver a sua valorização às pessoas que você faz.
    COntinue sempre assim e vá cada vez mais longe.
    Abraços.
    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! história incrível,pessoas assim q nos incentivam. Cássia, mudando de assunto, comecei a treinar corrida, porém forcei na subida, ando com muito desconforto no meu pé direito, tem alguma coisa q dá pra fazer para aliviar a dor, estou correndo só na reta e descida, to querendo futuramente participar de corridas de rua, então preciso me preparar. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Falar o que??ou escrever o que?? depois dessa homenagem!!! Muito feliz minha amiga. Correr me faz feliz por dois motivos, a primeira por fazer bem para minha saúde e a segunda é ter amiga e amigos como você Cassia. Leio seu blog sempre que sai nova materia, continue sempre assim!!!! Vou ficar esperando este grande momento de estar ao seu lado para fazer uma corrida juntos. Obrigado, de coração...muito obrigado,...bjs.

    ResponderExcluir
  4. Roberto Itimura é meu irmão de coração. Trabalho com ele já há alguns anos e presenciei uma pequena parte da sua vitória. Quando vemos a história dele, logo pensamos "esse cara é um lutador". Porém, muito mais do que isso, Roberto é um chefe de família invejável, tem uma linda família que o apoia, é um cara humilde, dedicado, trabalhador, um amigo leal e mais do que isso, um altruísta de verdade. As cadeiras de rodas que ele conseguiu presentar a amigos especiais e todo o trabalho que faz pensando nos outros, só reforça que muito além de um lutador, ele não luta em causa própria. Roberto é um ser iluminado que eu tenho o privilégio de ter como amigo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.