terça-feira, 3 de setembro de 2013

A primeira maratona da Bahia

Olá gente, o título do post já diz tudo, né? Salvador no último domingo respirou por 6 horas muita superação, garra, determinação e foco na 1ª edição da Maratona da Bahia por 1500 atletas que se inscreveram pra prova.

Só para o percurso de 42km tiveram aproximadamente 600 inscritos, cada vez mais reforça que o público baiano quer fazer provas maiores que 10km. Não só os baianos, observei gente de fora na prova, como Pernabumbuco, Carioca, etc.

Mas pera ai Cássia Santana, você correu 42km? Não, gente, ainda não corro 21km, como poderia correr 42?
Mais 42 mil motivos eu tive mesmo tendo uma noite mal dormida, tossindo muito e com febre de não perder essa prova.

A prova aconteceu com três percursos 5, 10 e 42km, não me inscrevi nos 10km, porque optei por não fazer algumas provas do Jardim de Alah, em prol das provas da Track & Field Series Run (Barra e Salvador Shopping), com isso, essa foi uma das provas em que tomei falta com inscrição.

Quando Roberto me falou que iria estrear nos 10km nessa prova, resolvi que seria o momento de dar meu apoio e fazer a prova com ele. No meu começo eu senti muita falta de quem fizesse isso comigo, depois que avancei tive a companhia de Angela e Mariana e adorei a experiência. Cheguei atrasada por conta da noite mal dormida/febre, me alimentei direitinho e sai correndo pra pegar Roberto no percurso, graças ao atraso da largada dos 5 e 10km consegui alcançá-lo no 2ºkm e seguimos juntos a prova inteira.

Eu não sou muito de conversar durante a prova, mas sempre tentava levar ele pra frente. Mostrando os kms que ele já tinha deixado pra trás. A medida que avançávamos em direção a Boca do Rio, ele perguntava “cadê o retorno Cassinha?” Quando passamos pelo retorno, senti um orgulho tão grande dele e novamente o motivei que 60% da prova já tinha ficado pra trás. Quando chegamos no Aeroclube encontramos Alberto que adora conversar e sempre tem muito o que opinar, foi bom que tirou um pouco o foco da distância dos últimos 2km de prova e quando avistamos a chegada, falei agora se joga no sprint final porque você chegou.

Foi lindo vê-lo embora cansado, inteiro e feliz pela conquista. Me senti feliz por ter vencido a febre e ter feito a prova com ele. O sol estava muito forte e mesmo assim ele não desistiu momento algum. Parabéns Roberto, muito orgulhosa de vê a sua vontade de fazer percursos maiores. Lembrei do nosso primeiro treino no Jardim de Alah e vi um cara mais seguro, mas determinado e se continuar treinando, vai longe.

Com Roberto e Alberto assim que chegamos.

Terminada a prova de Roberto, o momento era de acompanhar a Maratona. Nessa altura os atletas dos 42km começava a passar com mais frequência no ponto que estávamos que era o km 26. Durante a vinda com Roberto, tinha encontrado com João Paulo no sentido contrário, ele vinha muito forte e super concentrado, nas minhas contas ele era o 18º.

Enquanto esperávamos os primeiros colocados, incentivávamos os maratonistas que vinham no sentido contrário. A população precisa prestigiar mais os atletas, poucas pessoas salvo alguns corredores que estavam assistindo a prova, incentivavam, aplaudiam os corredores que passavam. Uma prova dessa no sol que fez, tínhamos que estender o tapete vermelho para cada um que estava naquela prova.

Com o tempo de 2h32min Ronaldo Santos Menezes cruzou o pórtico de chegada como primeiro colocado. Com 2h37min Eliésio Miranda da Silva foi o segundo colocado, um pouco depois Fernando Santiago Béu chegou conquistando a terceira colocação com o tempo de 2h40m. E com 2h57min João Paulo Leite chega conquistando o segundo lugar na sua categoria e 10º lugar na classificação geral. Vocês podem não ter noção do que é isso, mais vou resumir, ele foi muito bem, arrasou. Estava muito focado, fez uma prova linda, correu muito, foi deixando muita gente pra trás e com mérito, treino, dedicação fez tudo certinho.

Orgulhosa 42 vezes, porque ele é um cara que não é elite, fazendo tempo de elite. Um cara que treina muito pra ter esse resultado, um cara que acredita no seu potencial, que foca, que embarca no treinamento psico(puxado) do seu treinador Rafael Peralva.

Parabéns a todos os atletas que acreditaram e prestigiaram a prova, especialmente os maratonistas. Parabéns em especial aos corredores Adriano, Angela, André, Marcelo, João Paulo, Victor, Luciana e Sandrinha Grissi que concluíram e muito bem a prova.

Parabéns pelo pódio de Angela da Corpus Vitalle e João Paulo, esses dois merecem o mais alto lugar do pódio sempre.

Muita gente me fez a pergunta, o que achou da prova? Muitos erros precisam ser analisados e melhorados como:

✔ mudança duas vezes na semana que antecedeu a prova dos horários de largada da maratona, muitos chegaram as 5:20 da manhã no local da prova por conta de não saberem de fato que hora largariam.
✔atraso na saída dos percursos. A turma dos 5 e 10km teve um atraso de uns 35min pra largada acontecer por conta de terem uma parte do percurso em comum com os maratonistas.
✔ excesso de ciclistas que atrapalharam muito os atletas e os registros dos fotógrafos que se esforçaram pra cobrir o máximo possível a prova. Salvo algumas exceções como Dart e Lucas que ajudaram a levar água e distribuíram bananinha no percurso.
✔poucos postos de hidratação após o aeroclube para os maratonistas que já vinham com mais de 30km de prova, num sol e vento forte.
✔ água/gatorade quente no fim do percurso para os maratonistas. E porque não ter água gelada para os maratonistas com 5horas de prova? Outras capitais conseguem, porque não podemos ter.
✔Os Staffs da prova pareciam que estavam mortos, nos pontos que não eram de hidratação a galera deveria motivar os atletas entregar água aos participantes.
Acho que Salvador está de parabéns pelo avanço de ter uma maratona, mas vale repensar essas coisas. Parabéns também pra medalha e trófeu da prova, LINDA!

Outro ponto negativo é a população que precisa se engajar mais com os projetos esportivos da cidade. Duvido se tivesse um trio elétrico no meio da orla se todo mundo não estava feliz e contente, tenho certeza que poucas seriam as pessoas que iam reclamar do trânsito parado.

Em alguns pontos ouvi relatos de que alguns Stafss pressionados com o buzinaço liberavam os cones de bloqueios para os carros passarem em trechos que vinham atletas na direção.

Não posso concluir esse post, sem parabenizar Roberto Ribeiro da Encarnação que foi um dos grandes idealizadores dessa prova.
Encontrei com ele no fim da prova, mas fiquei com vergonha de tietar.

Salvador merecia uma maratona, espero que essa prova venha pra ficar, quem sabe em 2015 seja a minha vez de experimentar os 42km.

Pra quem não viu seu resultado, aqui o link.

Vou deixar vocês com algumas fotos para sentirem um pouquinho da energia que foi essa prova.



Renato Maia e João Paulo

Com Angela e João Paulo(Maratonista)

Com Claudia e Luciana(Maratonista)

Com Edson Magoolin

Com Angela e Sandrinha Grissi(Maratonista).

Domingo que vem acontecerá a Track & Field Shopping Barra. *nós vamos nos 10k – alguém vai? :) *

10 comentários:

  1. Que maneiro Cássai.
    Conseguiu encontrar o amigo que você procurava na prova. Que maneiro.
    Bem, a primeira prova sempre tem falhas, aos poucos eles organizam melhor!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por participar deste evento, guria. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu relato. Acho que ajudar um atleta numa corrida as vezes e muito mais gratificante do que você chegar na frete ou bater o RP. Tenho certeza no seu sucesso na corrida e que será uma questão de tempo para encontrarmos você numa meia maratona e msis a frente numa maratona.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo relato. Fui assistir a prova e foi realmente empolgante. Vale reforcar que a populacao precisa apoiar mais.

    Fiquei preocupado com a pouca estrutura de atendimento medico. Para se ter ideia tinha apenas 01 cadeira de rodas.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha Cássia! Eu fiz uma cirurgia (implante dentário) no dia 29/08 e não pude participar, apesar de ter feito minha inscrição. Mesmo assim, fui lá cedinho para ver a largada. Aliás, não iria fazer mesmo a maratona, pois não estou preparado ainda. Com todos os problemas citados por você, a meu ver ainda assim foi um sucesso. A vitória dos corredores locais foi sensacional, apesar da concorrência ter sido pequena, face o valor dos prêmios ser muito baixo. ESTE É O MAIOR PROBLEMA A SER SOLUCIONADO PELOS ORGANIZADORES. AUMENTAR O VALOR DA PREMIAÇÃO PARA ATRAIR CORREDORES DE ELITE DE OUTROS LUGARES.
    Parabéns pelo post. Tá muito legal mesmo. Quem sabe no próximo ano faremos juntos.
    Você devia ter ido dar um abraço no Roberto da Encarnação, ele é muito receptivo e foi o maior responsável pela realização desse sonho. Certamente você já visitou o blog dele - http://corridaderuaecicloturismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cássia,
    Muito ver que já está ajudando outras pessoas que estão iniciando em nosso esporte.
    A prova tem mesmo muito para crescer, temos muito a pleitear, mas não dá para desprezar a festa feita pelos baianos, foram mais de 300 concluintes, número que supera o de várias maratonas brasileiras.
    A meu ver a mudança mais urgente é a do horário de largada. Entregaria-se o chip junto com o kit e largaria pelo menos as 6 horas.
    E vamos parar com esse negócio de timidez. Lembro que vi você e cumprimentei com os olhos, coisa de bicho do mato que além de tudo estava frenético pelos 42,2 corridos.
    O JP está mais que de parabéns. Tirou leite de pedra. Tenho quase certeza de que ele foi o único que baixou tempo no domingo.
    Abraços!


    ResponderExcluir
  7. Belo view... Não quis escrever sobre essa prova... Vou guardar tais emoções de ter passado os 14.400 finais dos 42.400 ao lado de uma maratonista de história linda de gratidão a Deus por estar apta a vencer tamanho desafio.

    No mais, torci por João e fiquei babando ao vê-lo tão de perto, fazendo uma prova do jeito que ele gosta e pondo medo no pacer da primeira colocada do feminino... Demais esse cara; a gente vence junto ao ver que alguém que nem vive disso, botar a galera que vive no bolso em alguns momentos: é vontade e treino vencendo tudo!

    Domingo serei torcedor; longãozão no Sábado em prol de esticar meus limites... Poderia até regenerar, mas quero registrar a vitória de vocês em pontos específicos: você, Claudia, João e outros vão entrar para destruir limites anteriores também. Boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Cássia,
    Este final de semana tirei para descansar um pouco longe do corre-corre de Salvador e não estava na cidade, mas acompanhei os comentários pela internet, vendo o sonho do Roberto realizado e a meta da Luciana atingida, não é?

    Nossa cidade é quente e não tem muitas opções de locais para uma corrida deste porte que não seja pela orla. Acredito que a organização vai aprender com os erros e na próxima edição teremos mais maratonistas e mais organização.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. OI Cassia , foi ótimo revê-la; Pena que esquecemos da foto. Eu curti ter acompanhado a maratona, e digo uma coisa este é um impasse entre ciclistas e corredores que será complicado resolver. Quando a própria organizadora tomou conta da ciclovia com caixas e propagandas, tomaram a via, sendo assim não tendo os ciclistas por onde passar em algumas passagens.

    No geral, sei o quanto a organizadora se valeu para fazer uma Maratona com tão poucos atletas, digo nos 42k. Mas ainda assim como vc relatou acima, e eu tb relatei lá no blog penso que algumas falhas precisam ser sanadas na próxima. No mais queremos e vamos torcer para que mais eventos deste porte (Maratona) venham para nossa cidade.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Cassia, boa tarde!
    Muito legal seu Post... Penso em correr a maratona este ano... Cai no dia 20/12/2015..

    Algumas perguntas:
    - A largada está marcada para as 6 hrs... Já está muito quente este horário?
    - Pelo que vi o percurso é plano, certo? ou tem subidas?
    - Tem novidades sobre a organização? Já estamos em 20/11 e ainda tem muita coisa ''a informar''.

    O calor, as subidas e os pontos de hidratação afetam muito a prova...

    Aguardo seu retorno!

    Muito obrigado!

    Pedro Almeida

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.