quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Circuito Powerade Salvador

Sábado à noite foi dia de retorno aos 10km na Corrida Noturna de verão promovida pela TV Aratu e Powerade no Jardim de Alah.

Cheguei atrasada e a social ficou comprometida, só foi tempo de pegar o chip e ir aquecer com os amigos #psicoteam. Quando me refiro assim, pode provocar algum desconforto, mas calma que explico, essa é a forma carinhosa que tratamos um bando de loucos por corrida, velocidade, superação, raça e são amigos que eu amo. São os atletas da Assessoria Esportiva Rafael Peralva.

Não gosto muito de alongar, mas amo aquecer e ficamos correndo por uns 20 minutos até o momento da largada.

É a minha segunda participação consecutiva nessa prova e pela segunda vez saio da prova feliz por reencontrar os amigos, correr, mas chateada com alguns erros grosseiros da organização. Erros que não acontecem na prova que essa mesma organização realiza na Barra normalmente no meio do ano durante o dia.

Tem gente que só reclama das provas organizadas pela O2, mas sinceramente gosto de pontuar sempre o que na minha opinião é bom e ruim das provas, sejam elas organizadas por quem for.

Pontos positivos:

✔ Inscrição acessível. Quem optou pela casadinha como eu, pagou por cada prova R$45,00.

✔ Kit econômico. Tirando a das provas da Track & Field e Mizuno que inovaram nos seus kits esse ano, todos deveriam seguir o kit feito por esse circuito. Simples e com o que é necessário para um corredor fazer a prova: camiseta, número de peito na velha sacolinha e de bônus uma viseira.

✔ Premiação por categoria. Além de premiar os 5 primeiros colocados de cada percurso. A prova inovou premiando o primeiro lugar de cada categoria para os 10kms, mostrando um carinho pelo corredor já que a grande maioria das provas maiores não tem esse cuidado.

✔ Medalha sendo colocada no nosso pescoço pelos staffs na chegada. Pode ser besteira pra alguns, mas acho carinhoso receber a medalha assim.

✔ Troféu. Lindíssimo.

✔ Banda de Percussão. Animadíssima.

Mas, deixou a desejar em coisas como:

Largada na parte de baixo do estacionamento do Jardim de Alah. Acho extremamente tumultuado e apertado a largada ali. Não deu outra, o tumulto foi tão grande que dois corredores iniciaram uma discursão, provocando receio e largada precipitada de alguns corredores de 5km que ficaram com medo de serem machucados.

Água quente. Pois é, água quente em quase todos os postos de hidratação, isso pra mim é uma falta grave.

Bloqueio de apenas uma pista, separando a via com barras de ferro, onde presenciei alguns atletas quase caindo ao tropeçarem nas barras ou só perceberem já em cima do obstáculo.

Retorno tumultuado para os atletas de elite que mesmo com uma largada separada, se depararam com muitos andantes de 5km no retorno do percurso, perdendo tempo em desviar das pessoas.

Assalto no percurso. Graças a Deus não presenciei, mas ouvi muita gente comentando da abordagem de dois indivíduos com as pessoas que estavam assistindo a prova. Gerando risco para todos em especial aos fotógrafos que normalmente estão com equipamentos caros fazendo a cobertura da prova.

Percurso final desmotivador pra quem tá concluindo a prova. Eu mesma quando desci virei a direita no local errado e só depois de perceber que estava indo pro espaço das Assessorias Esportivas, foi que um STAFF me indicou o lugar correto que deveria fazer para ter acesso ao pórtico de chegada.

E como foi a minha prova?

Considerei excelente pra quem não estava correndo 10km a 3 meses e pra quem não tem um bom rendimento em provas noturnas. Eu sou filha do sertão nordestino, gosto de sol, sofro no vento, então noturna pra mim nunca é sinônimo de tempo baixo.

Correr 10km mesmo sem treinar adequadamente é muito gostoso, muito cansada em alguns momentos no 7km, mas o prazer de correr 10km supera qualquer coisa. Me surpreendi que foi a minha melhor prova noturna desde que comecei a correr. Parece que quando corro em situações adversas, tudo conspira, tento superar algumas dificuldades e no fim da tá tudo certo.

Nos momentos mais críticos, lembrava da motivação antes da largada de uma certa pessoinha. Ainda contei com a motivação de Nadja nos 300m finais. Essa amiga/atleta aparece sempre nos momentos certos, consegui ainda deixar duas mulheres para trás. Tempo oficial de 1h11min36s. AQUI você confere o resultado da prova.

Nem de longe sou rápida e muito menos no nível dos meus amigos #psicoteam. Mas não tenho dúvida de que estou voltando, feliz, recuperada das dores no pé, consciente de que não vou recuperar meu condicionamento e ritmo que tinha da noite para o dia. Só me resta treinar e treinar.

O social no fim da prova é sempre muito especial. Encontrar os amigos, os atletas de Elite que voaram na prova, foi uma oportunidade de conhecer as pessoas que acompanham o blog e querem saber como foi a meu desempenho, tirar foto, saber qual será o meu próximo desafio, é muito gostoso.

Com as queridas Mariana Oliveira e Nadja Barros. É muito bom ter o carinho, a parceria, o incentivo dessas duas amigas.

Lindy desculpa não termos nos encontrado antes da largada. Parabéns a todos que fizeram a prova.

Parabéns em especial a Mairon e Claudia Paim atletas amigos que estiveram no mais alto lugar do pódio em suas categorias. Vocês arrasam, continuem assim se superando e fazendo bonito.

Foi a minha última prova do ano, mas certamente 2014 será um ano cheio de desafios, um ano para quebrar barreiras pessoais especialmente no item velocidade e treinarei duro para a tão sonhada estreia nos 21km. #animadamodeon

Em breve farei um balanço de 2013!

Foto com a grande vencedora da prova, MARILY DOS SANTOS que concluiu a prova em 36:51.

Todas as fotos são de Edson Magoolin - Olho no Atleta Bahia. Quem fez a prova as fotos estão disponível no site do Olho no Atleta. AQUI você tem acesso.

5 comentários:

  1. Agora é esperar que aa direções de proca nos dê um 2014 mais merecedor de nossos suados centavos ouvso teremos provas alvo fora daqui. Parabéns, Cássia. Obrigado por tudo tb.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    que em 2014 possa vencer novas batalhas e desafios.
    quem faz 16km esta devidamente habilitado aos 21km.

    força sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa hein? Percurso não sinalizado? Que absurdo.
    E a insegurança então? Infelizmente assim está o nosso Brasil.
    Mas ainda bem que conseguiu correr e se divertir.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito relato Cassinha!! Os pontos positivos e negativos vc pontuou muito bem,nada acrescentar!! Obrigada por todas as palavras de carinho nesse ano de 2013 e que venha sua estreia na meia maratona,como diz o cara da câmera,que corre 16km corre 21km,estamos aí!!! bjs e feliz 2014,cheio de realizações e sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida, falta de sinalização, ruim demais. Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.