sábado, 7 de outubro de 2017

Primeiro pedal em grupo

Olá turma tudo bem?

Hoje meu post não será para falar de corrida e sim a da primeira experiência de participar de um grupo de pedal.

Sim, Cassinha pedala. Desde que comprei a bike no fim de fevereiro. O interesse em participar desses pedais era enorme, mas a insegurança de sair de casa sozinha para chegar até o ponto de encontro dos pedais mais próximos de onde moro me fez pausar a ideia.

Embora já pedalasse com as bikes do Itaú desde 2013, comecei timidamente saindo com a bike apenas nos domingos para fazer entre 20 e 30km na Magalhães Neto. Além de ser perto de casa, fica fechado aos domingos.

O medo de pedalar na rua é ainda grande, mas sair de onde moro até a Magalhães Neto é aproximadamente 2km, então sempre enfrentei o medo.

Com o passar dos meses, me senti confiante em fazer duathlon (ciclismo+corrida) no grupo de corrida que treino junto com a turma que faz Triathlon. Lógico que o ritmo dessa galera é muito diferente do meu.

Eu na minha simples montabike fico para trás rapidamente, fora que o ritmo do pedal que eles fazem é insano. Enquanto eu chego no máximo a 23km por hora, eles fazem voltas de 31 a 35km por hora na Magalhães Neto ou até mais.

Embora a minha paixão seja a corrida, a bike dia a dia foi me conquistando e hoje se você me chamar para pedalar todos os dias eu vou dizer SIM. Até ai, os treinos se resumiam em alguns sábados no TECA, terças, quintas e domingos na Magalhães Neto.

Uma colega de grupo de corrida que faço parte, Nilzete sempre me incentivou a dar o primeiro passo nos pedais em grupo e me indicou iniciar pelo pedal Pri Realmente Iniciante. Onde a proposta é realmente incentivar os ciclistas iniciantes que o mundo do pedal é possível para qualquer um.

Hoje finalmente foi a minha estreia no pedal em grupo. Me surpreendi com o acolhimento desde o momento que cheguei, quando me apresentei e informei que era minha primeira vez num pedal em grupo, não faltou gente pra me dá as boas-vindas, além dos responsáveis pelo grupo Michele e Silas.

O que Nilzete me falava da solidariedade e acolhimento do grupo a todos é excepcional. A participação dos pequenos também foi algo que me surpreendeu. Os pais que já pedalam levam seus filhos, todos devidamente uniformizados e cheios de vontade.

Com a chegada de todos os participantes, Silas deu as orientações iniciais, os cuidados que temos que ter e aprendi sinalizações que nem imaginava que existia. Fiquei no meio do pelotão e iniciamos o percurso pela ciclovia no Jardim dos Namorados sentindo Rio Vermelho. Engraçado que eu sempre dava uma distância de mais de uma bike da pessoa da frente, pra ficar atenta ao momento de frear e me sentir confortável. Na volta eu já me senti muito mais confiante em ficar mais próximo do meu colega da frente.

O percurso foi bem tranquilo, o ritmo para mim foi bem fácil. Mas a experiência foi extremamente agregadora e válida. No mundo do ciclismo eu sou uma estreante então, chegar com humildade é essencial.

Reconheci situações similares de quando estamos correndo ou em provas, onde os carros ficam buzinando aquele pelotão de corredores. No ciclismo é bem parecido, mesmo com a ajuda dos batedores que nas transversais pediam calma, sinalizavam para os carros esperarem um pouco, a vontade era sair gritando, "calma motoristas, são vidas que estão aqui, vamos ter um pouco de bom senso.

Ouvíamos piadinhas do tipo “agora pedalar virou moda, olha a quantidade de pessoas na rua, que ousadia?” Mas com muita calma os batedores (ciclistas que fecham o transito nos cruzamoentos) iam sinalizando para gente seguir porque enquanto vinha aquele paredão de bikes os carros se mantinham parados. Se dávamos espaços eles inevitavelmente invadiam.

Fizemos o percurso parte via ciclovia, parte na rua e essa dinâmica foi nova para mim, que pedalava apenas em ambientes com o transito controlado ou fechado.

Ao chegarmos no Rio Vermelho paramos para alguns descansarem, bebermos água, tiramos fotos e até conversamos um pouco sobre o trajeto inicial.

A Triplaforma no pedal!

Eu toda tímida tirando foto no intervalo.

A turma toda reunida.

Adorei participar, após 3 sábados, posso migrar pro Pri Evolução que acontece as terças feiras as 20hs com um percurso maior e um ritmo maior.

Agradecimentos a Nilzete pela indicação, o cuidado dos batedores e o carinho de todos em especial a Silas e Michele. Certamente voltarei mais vezes.

As estreantes do dia.

Claro que não vou largar a corrida, é que nesse momento usar essa dobradinha(pedal e corrida) ao meu favor será muito bom.

Tenho muito a melhorar no ciclismo, é um esporte novo para mim. Mas eu já me senti mais confiante na volta para casa sozinha.

Vamos correr, pedalar, nadar se movimentar turma.

Se você se interessou, acesse a página do facebook do grupo, aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.