segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O que aprendi comprando uma bike em 2017

Olá galera, certamente alguém quando era pequena ganhou uma bicicleta. Pois é, aprendi a andar de bicicleta na infância com meu tio/padrinho Ivanildo. E me lembro da fase de rodinhas e depois dos tombos sem as rodinhas.

Depois da bicicleta não servir mais pro meu tamanho, pedalar ficou esquecido. Em 2013 voltei a pedalar graças a Magoolin. Era comum após os treinos de corrida nos fins de semana sairmos pedalando por ai com a bike do Itaú (saudade dessa época de pedal em casal).

Sim pedalei com a bicicleta do Itaú até janeiro desse ano. Confesso a vocês, que agradeço a existência das laranjinhas pois sem elas não dava para me aventurar a andar de bicicleta. Fevereiro desse ano decidi que era hora de adquirir a minha.

O ciclismo entrava na minha vida para me fazer vencer algumas questões. A primeira delas era o medo de pedalar na rua. Inicialmente só usava aos domingos na Magalhães Neto. Da minha casa para lá dá no máximo 3km, é um percurso pequeno, mas eu ficava tensa até chegar na MN.

Não tinha noção de nada, não tinha orientação das regras que o ciclista deve seguir, não tinha a prática de passar marchas, de subir ladeiras, descer ladeiras. Aos poucos fui evoluindo, e resolvi fazer duathlon(pedalar+correr) na assessoria informalmente.

Até então participar dos grupos de pedais ficava só na intenção, fiquei um bom tempo acompanhando boa parte deles pelo Instagram. Até que uma colega da assessoria me indicou a iniciar pelo PRI(Pedal Realmente Iniciante) tem post no blog do meu primeiro pedal com eles AQUI. Tomei a iniciativa fui num sábado sozinha, pronto foi aí que tomei mais ainda gosto pelo ciclismo.

Hoje já participo dos pedais noturnos com o grupo PRI, toda a minha evolução no ciclismo devo a esse grupo. Muita gente me pergunta uma série de coisas como se já tivesse experiência no assunto.

Não canso de dizer que no ciclismo sou uma mera iniciante, tenho muito que aprender. Mas vou dividir algumas coisas que podem ajudar a quem quer iniciar no ciclismo.

A pergunta número 1 que me fazem é qual bike deve comprar para começar a pedalar?
Isso depende muito do seu objetivo e do valor que você quer investir na compra da bicicleta. O meu objetivo de fevereiro e o de hoje são bem diferentes. Quando comprei não queria investir mais que R$1.800 reais numa bicicleta. Achava um absurdo se gastar mais que isso, então comprei uma bike aro 29 com 21 marchas da Caloi (Caloi Atacama) dentro do orçamento que eu tinha. Nem de longe é uma bike ruim, mas com componentes de entrada (simples) e que pro meu objetivo atual não é a bike ideal.

Hoje eu compraria outra bicicleta, com um investimento maior do que eu me propus inicialmente. Além de ter me apaixonado pelo ciclismo penso em 2019 competir no Triatlhon fazendo provas de revezamento pedalando. Então certamente eu terei que optar por uma bike bem melhor.

Não existe uma resposta pronta, compre esse modelo. O que eu sugiro é vá nas lojas, experimente, veja os componentes, senão entender leve alguém que conheça do assunto. Porque pelo preço que eu comprei minha bike na internet, poderia ter comprado uma na loja física com componentes melhores.

Em 10 meses de utilização eu já troquei pedal,pneus, câmbio traseiro, aros, catraca, corrente, cabos, etc.

Outra pergunta que me fazem muito é, de quanto em quanto tempo faço manutenção?
Eu levo de 2 em 2 meses ou quando sinto algo estranho. Quando me diziam que eu ia perceber quando a bicicleta precisa de algum ajuste, realmente é verdade. Você sente um barulho aqui, um estalo aqui outro ali e no uso identifica que algo não está funcionando como deveria.

Quanto o assunto é loja para levar para fazer manutenção eu sofri com troca de peças que talvez não precisasse por levar em lojas como dizem “butique” que criticava os componentes e me indicavam trocar por ser mais fácil e lucrativo resolver minha queixa. Digo opções de lojas na cidade não faltam, mas tem lojas que certamente eu nem entro mais e se me pedirem opinião vou dar a minha experiência.

Quer uma loja simples com mecânico competente, experiente e honesto? Vá em Gil Bike na Rua Minas Gerais na Pituba, próximo a loja esportiva Zogby. Fiquei abobalhada com as orientações que ele me deu, com a análise criteriosa de um problema na troca de marchas da minha bicicleta, que em outra loja condenaram o passador de marchas. O passador está funcionando e o que faltava era regulagem. Fica a dica, se você precisa fazer qualquer serviço na sua bike, leve lá, vai se encantar com trabalho de Gil e ele não vai trocar o que não precisa, é um cara extremamente honesto.

O ciclismo agregou muito na minha vida, especialmente em vencer o medo de pedalar sozinha nas ruas, vou para o trabalho, levo a bicicleta para fazer as revisões pedalando, coisa que antes chamava um taxi para levar.

Qual é a minha principal dificuldade no ciclismo?
Perder o medo de descer ladeiras...depois de cair na ladeira da FIB meramente por imprudência minha, desenvolvi o medo de descer ladeiras. Nos grupos de pedais eu sou uma das últimas a descer ladeiras, fico controlando a velocidade da descida o tempo inteiro.

Vai deixar a corrida pelo ciclismo? Jamais. É até tentador, hoje termino pedalando mais que correndo. Mas a corrida tem um papel importante e que jamais vou deixar de lado. Os dois andarão juntos nos treinos de duathlon na assessoria.

Qual é o grupo de pedal ideal para participar?
Depende do seu objetivo. Você tem diversas opções na cidade para pedalar. O meu preferido é o PRI, o Pri tem pedal no sábado para iniciantes que querem ter o primeiro contato, na terça de noite para quem já pedala e quer evoluir e na quarta para quem quer superar e fazer um pedal num ritmo mais rápido com ladeiras. Deixo o link do facebook do grupo AQUI.

Inevitavelmente vou pedalar em mais grupos quando não coincidir com os dias de pedal do PRI, fiz um pedal com as Meninas no Pedal e amei, sai totalmente da minha zona de conforto e pretendo continuar pedalando com elas aos domingos.

E em relação a segurança, posso pedalar sem medo?
Quanto a essa questão busco sempre a prudência, gostaria de poder pedalar pela ciclovia sempre que quisesse, mas o fato é que não dá.

Não recomendo ninguém pedalar sozinho. Muitos assaltos acontecem com pessoas que estão pedalando sozinha onde normalmente eles lhe empurram para você cair da bicicleta e puxam a mesma quando você cai e levam. Já recebi relato de situação como essa na região do Rio Vermelho.

Passar pela ciclovia em Amaralina(perto das baianas) e Aeroclube são altamente desaconselhado. São regiões com histórico de assaltos.

Se forem abordados entreguem a bicicleta e fiquem com sua vida, recentemente um ciclista aguardava na região de patamares o seu grupo de pedal para seguir, foi esfaqueado. Além de perder a bicicleta que foi comprada naquela semana, poderia ter pedido sua vida. Graças a Deus logo foi socorrido, passou por uma cirurgia e está se recuperando bem.

Um apelo que eu faço é, foi assaltado se dirijam a uma delegacia e registrem o BO. Se simplesmente não fizermos isso, os furtos não têm estatística e nada é feito para melhorar.

Se encontrar pessoas vendendo bicicleta na rua ou links de venda com preços muito convidativos sem procedência ou nota, não compre, certamente pode ter origem criminosa. Não incentive o crime e a violência.

Um comentário:

  1. Parabens pelo texto. Também sou ciclista e pedalo no PRI e com outros grupos da cidade. Foi uma das melhores coisas me aconteceu nos ultimos anos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.