terça-feira, 31 de julho de 2012

Minhas impressões do Nike+SportBand


Como fã de carteirinha da Nike não só dos tênis estava louca para adquirir um SportBand e finalmente operacionalizei o meu desejo.
O SportBand é um relógio da Nike que utiliza o dispositivo Nike+ que nada mais é que um sensor que deve ser colocado no espaço indicado do tênis Nike que tem a tecnologia Nike + no pé esquerdo. Basta tirar a palmilha que você verá um orifício para a colocação do Nike+.
Como saber se seu tênis Nike é preparado para colocar o chip? Basta virar o tênis do pé esquerdo e verificar se existe o símbolo Nike+ ou tirar a palmilha e verificar se tem o tal orifício.
Para quem não tem um tênis com a tecnologia Nike+ pode comprar um acessório para prender o sensor no tênis do pé esquerdo ou improvisar como eu (veja foto abaixo)para poder utilizar com um tênis de outra marca que adquiri.

O SportBand é um relógio que captura a distância percorrida, seu ritmo, tempo do treino e calorias queimadas enquanto você corre, além de salvar dados referentes a uma semana de treinos para que você possa revisá-los.
De cara já gostei do layout, moderno e leve. Optei pela cor cinza que dá pra usar com qualquer look da malhação.
Para utilização e captura dos treinos, você deverá baixar o programa Nike+ Utility. Você precisará ter internet para a utilização do dispositivo, já que no momento que você conecta o relógio na porta USB, o software automaticamente é carregando transferindo imediatamente os dados para o site NikePlus.com.
A utilização do SportBand é muito simples, se resume a dois botões um para iniciar/encerrar a corrida e outro para alternar entre a exibição da distância, da velocidade, do tempo e consumo de calorias. O software em si não diz muita coisa, ele serve basicamente para você personalizar algumas configurações como se deseja visualizar a distância percorrida em milhas/quilômetros e também calibrar o produto.
Vale algumas observações negativas do produto, se você tem a distância do seu treino e comparar com a distância capturada, nunca bate. E porque isso acontece? Porque a distância percorrida é estimada a partir do sensor que relaciona o tempo que seu pé fica no ar com a sua velocidade. Todos os treinos que fiz na esteira de 5km ele computou 5,3km. O item calibrar permite que você informe a distância correta, mas não modifica o treino que você acabou de descarregar, o que termina armazenando no site uma distância incorreta.

Se você está focado na velocidade que corre e quer ter uma noção da distância exata o SportBand não é a melhor opção. Outro ponto negativo é que ele não mostra o batimento cardíaco durante o percurso. Para ter a informação dos batimentos cardíacos com o SportBand você terá que adquirir o transmissor Polar Wearlink Nike+, ou seja mais gastos.
Pontos positivos do produto
O site além de automaticamente armazenar seu treino, lhe permite:
1. Compartilhar seus treinos no Facebook ou Twitter.
2. Permite você visualizar seus recordes como a corrida de maior duração, o km mais rápido, a maior quantidade de calorias queimadas, etc.
3. Existem possibilidades de incentivos para galgar os níveis. Por exemplo, estou no nível amarelo(iniciante) e para atingir o próximo nível eu terei que percorrer 50km, ao acumular 250 km atingirei o nível verde, quando chegar os 1.000 km em treinos estarei no nível azul e por ai vai. A brincadeira é a medida que vou avançando nos treinos, avanço nos níveis e ganho troféus.
4. Permite você dar mais detalhes do seu treino, como o local onde fez o treino, se ficou muito cansado ou não. Como era o tempo do local onde você estava fazendo seu treino.
5. Permite você cadastrar amigos que também usem o sistema para saber quanto eles estão correndo.
6. Permite você aceitar desafios que o site te disponibiliza ou você pode estabelecer suas próprias metas. Estabeleci como meta correr 3 vezes por semana pelas próximas 4 semanas.

Como adquirir?
Se você se interessou, você tem muitas opções na internet. Em lojas de artigos esportivos você encontra por uns R$350,00. Se for adquirir o Polar Wearlink Nike+ (sinta que captura os batimentos cardíacos) você irá gastar mais uns R$220,00. Em sites de leilões você consegue comprar por um preço mais em conta, que foi a opção que fiz, mas não adquiri a sinta.
No geral gostei muito, até me tornar uma corredora avançada o SportBand me atende. Quando tiver correndo uma meia maratona ai sim parto para monitores mais precisos e consequentemente mais caros também.

Um comentário:

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.