sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quase a Jiripoca piou!

Não sei se já tornei público que tenho um nódulo da tireoide a uns 8 anos. Embora meus hormônios da tireoide funcionam normalmente, anualmente tenho que fazer ultrassonografia da tireoide pra verificar se o nódulo aumentou. Já sou paciente de Dr. Fábio a uns 6 anos e fujo toda vez que ele me pede a Pulsão da Tireoide. Mas porque tanto medo de um exame?
A 8 anos atrás quando descobri o nódulo a endocrinologista da época pediu a pulsão e foi o maior trauma da minha vida. Como o nódulo é pequeno, ela tinha dificuldade de localizar o dito cujo e me deu muitas furadas. Fora que ela demorava tanto tentando coletar o material que eu terminava engolindo a saliva e quando fazia isso oh o nódulo mudando de posição. Quando acho que a tortura tinha acabado, o material coletado foi insuficiente e tive que passar por todo o sofrimento novamente. Ao ver o pescoço com muito sangue, prometi pra mim mesma que não passaria por uma tortura daquela novamente nunca mais. Na época o resultado foi benigno.
Desde que decidi retornar a luta para emagrecer definitivamente resolvi enfrentar todos os medos, dificuldades e desafios que aparecessem no caminho. Ao fazer a ultrassonografia desse ano, o nódulo aumentou e como ando fugindo do maldito exame, oh Dr. Fábio prescrevendo novamente.
Ao marcar o exame, me deparei com a longa espera, 2 meses de espera e terminou coincidindo com a minha primeira corrida, eu optei por correr . Calma, não desisti do exame não? Como viria de férias para Petrolina peguei uma nova requisição com o médico e marquei o exame aqui na clinica de uma grande amiga da família e conceituada para não perder mais tempo.
Ontem fiz a biopsia numa boa, dessa vez sem traumas. Um tempo antes fiquei com gelo no pescoço e só senti uma leve picada da agulha no pescoço e por alguns minutos seguintes algo se mexer dentro do nódulo em busca de coletar todo o material necessário para que através da citologia, identificar se o nódulo é benigno ou maligno. Dra Aparecida e Pedro Moura foram super atenciosos e rápidos. Teve uma hora que engoli, mas não comprometeu o processo. E o sangue? Não percebi uma gota de sangue no meu pescoço quando levantei, onde novamente recebi mais gelo pra passar levemente na região e pronto estava liberada.
O grande perrengue foi hoje ao levar pro laboratório de citologia da cidade o material e eles se recusarem a aceitar por levar apenas a requisição de Dr. Fábio. Ao invés da requisição médica, eu tinha que ter um formulário do plano de saúde com os dados do exame. Perder o material coletado eu não iria perder, tentei falar com a responsável pela clínica que ficou de verificar com dona pra saber se um formulário preenchido sem a assinatura do médico seria válido anexando a requisição que tinha em mãos.
Sem sucesso, sai garimpando os endocrinologistas que pudessem me atender e me dá a solicitação necessária. Fui em 3 e todos estavam viajando...quando já estava achando que não conseguiria, consegui atendimento numa clínica para simplesmente o médico preencher a solicitação da citologia diretamente no formulário do plano de saúde.
O resultado da análise do material só terei dia 23/07, mas consegui fazer. Agora é torcer pra que seja novamente benigno.
Grandes coisas estão por vir!
Enfrente seus medos também, não é fácil, mas é necessário. Podemos sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.