quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Muito Além do Peso!

Em 9 meses de Reeducação Alimentar, 15kg exterminados da minha vida. Eu continuo muito além do peso.
Corriqueiramente você vê reportagens de gente com obesidade mórbida pedindo ajuda para mudarem de vida. E a pergunta que todo mundo faz é, como é que chega num peso desse ? Como é que essa pessoa não tenta fazer alguma coisa pra evitar chegar a uma situação tão desesperadora?
Será que não tenta? É a primeira coisa que eu me questiono quando também me faço as perguntas acima. Muitas questões estão relacionadas em cada caso. Hábitos alimentares, sedentarismo, histórico familiar, doenças associadas a tudo isso.
Mas no meu caso tinha pouco disso. Uma pessoa adulta, cercada de conhecimento, que não come muito, mas não parava de engordar. Todo mundo sabe que ser seletivo no que colocamos no prato é importante. Que nos movimentar é tão importante quanto, mas na prática não era o que eu fazia.
Quantas vezes eu já engordei e emagreci? Pelo menos umas quatro vezes. Essa é a quinta e com a mudança de hábito que eu tenho feito quero que seja a última vez.
Porque sei bem como é difícil você perder peso. Porque sei que não doi nada, você ter hábitos saudáveis.
Se eu continuasse com os mesmos hábitos alimentares e sendetária, estaria rapidamente diabética como meu pai. Com uma predisposição grande a ter uma vida muito limitada por todos os outros problemas que a diabete me traria.
Não me dava conta de que por mais que eu não comece muito, eu comia muito errado. No fim de semana eu trocava facilmente o almoço por um saco de batatinha frita com uma coca cola.
Chocolate, sempre tinha uma barra de chocolate na minha gaveta. Almoçar no shopping, era sempre comida muito calórica e cheia de sódio.
Frutas e verduras, raramente comia. E tudo isso + sedentarismo no que dava? Mais peso, mais peso!
Mas não é só de mim que quero falar nesse post. É chamar a atenção dos amigos, amigas, familiares para cuidarem da alimentação dos seus filhos. Pra procurarem assistir o documentário cujo nome é o título do meu post.
Recentemente foi lançado o filme Muito Além do Peso que tem como objetivo discutir a obesidade das crianças brasileiras.
Os números são altíssimos, 33% das crianças brasileiras estão obesas.
56% das crianças com menos de 1 ano de vida consomem refrigerante.
A cada cinco crianças obesas, quatro permanecerão obesas na idade adulta.
Fiquei impressionada com o trailer do filme, onde muitas crianças não sabiam o que era um mamão, uma manga, um pimentão, uma ameixa. No documentário tem uma criança que tem várias bolas e não brinca de jogar bola por que cansa muito.
Infelizmente o filme esteve em cartaz em algumas capitais do Brasil nas salas de cinema do Itaú. Aqui em Salvador esteve em cartaz apenas na Sala Glauber Rocha e não está mais. Uma pena, pois gostaria de assistir. Não sei se nas outras capitais do Brasil ainda está em cartaz. Se quiserem tentar procurar, clique aqui, para ver os locais de exibição do filme.

Fiquei alarmada ao ver que quando trocava o almoço por um saco de batatinha frita + refrigerante. Estava consumindo aproximadamente um copo de óleo + 37 gramas de açucares.
Você sabe o que você está ingerindo quando come um pacote de biscoito recheado? Nada menos que 8 pães franceses + 30ml de óleo + 50gramas de açucares.
Uma caixa de suco industrializado é equivalente a 145 gramas de açucares, isso é quase um copo cheio de açúcar.
Existe uma reportagem muito legal que saiu na revista Época falando do documentário e da importância de trabalhar a obesidade infantil. Clique aqui para ler.
Aproveitem o site do filme, e vejam os vídeos no item Extras. Tem vídeos excelentes. Clique aqui!
A comida saudável e atividade física devem voltar a fazer parte da nossa vida. Hoje e sempre!
Fica a dica, não deixe seu filho se tornar um adulto obeso como eu amanhã! E olhe que meus erros alimentares começaram na adolescência + vida adulta.

A luta é minha, mas a vitória também será!

5 comentários:

  1. Cassinha, essa coisa das crianças não conhecerem as frutas e verduras me chocou. Eu vi isso num programa de Jamie Oliver, um chef de cozinha britânico. Ele foi para a cidade que tinha a pior alimentação dos EUA e as crianças de uns 2 ou 3 anos não conseguiam reconhecer uma batata, um tomate. Fiquei horrorizada! Pena que isso não é uma exclusividade dessa cidade americana. Aqui no Brasil tb temos isso. :(
    Temos sim que pensar mesmo na alimentação de nossos filhos e sermos firmes. Pq muitas vezes por trabalharmos demais queremos facilidades ou cedemos aos caprichos dos pequenos. Se não formos firmes ele se tornarão ditadores. Não estou dizendo que seja fácil... Mas é nossa responsabilidade como pais. E a família tb entra nessa jogada (avos, tios, primos). Todo mundo tem que estar junto porque os estímulos "errados" estão aí toda hora, na casa do vizinho, na tv...

    Ficou uma carta. Bjs Nanda

    ResponderExcluir
  2. Pois é Nanda, o Jamie Oliver é o máximo e ele participa também desse filme.
    Todo mundo tem que estar junto mesmo. Adorei a carta!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cassia, muito interessantes a sua publicação e acho bom que outros leiam. Eu engordei por comer demais mesmo, tive depressão, mas tive poucos maus alimentos em minha vida se comparar com o que vejo por aí (eu achava que comia MUITO mal mas vi que há piores). Resolvi mudar quando entrei no comecinho da Obesidade I, via cálculo de IMC. Procurei nutricionista e cá estou, quase chegando ao peso ideal. Eu olhei para esse tanto de informação sobre pessoas obesas e obesas mórbidas e não quis deixar chegar a isso. Então comecei a aprender melhor e aplicar o que aprendi. Aos poucos vai.

    ResponderExcluir
  4. Show Cássia
    Parabéns. Saúde e alegria de viver são muito mais importantes que a balança.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.