segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Wine Run 2013

Olá gente, no último dia 16/11 aconteceu a Wine Run no Vale do São Francisco na região de Casa Nova-BA. A Prova aconteceu entre a Fazenda Fortaleza (Grand Valle) até a Fazenda Ouro Verde (Miolo).

Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a Wine Run 2013 foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal e apoio das vinícolas Miolo e Rio Sol, Prefeitura de Casa Nova/BA, Prefeitura de Juazeiro/BA, Prefeitura de Lagoa Grande/PE, Fazenda Fortaleza, APA, Adega do Corpo, Hotel Quality Petrolina e Pizzato.

A Wine Run Brasil integra corrida e vinho como estilo de vida. Os atletas puderam escolher entre fazer 21km individualmente, revezamento em dupla com os percursos de 9,6km e 11,4km ou trio nos percursos de 9,6km - 5,2km - 6,2km. A prova aconteceu em meio aos principais vinhedos que pontuam o semi-árido do Vale do São Francisco, num cenário exótico.

O kit que contou com uma camiseta de poliamidaPRO, chip da cronometragem descartável, suco de uva Grand Valle 300ml, garrafa de vinho de 750ml, amostra creme de beleza Adega do Corpo e número de identificação do participante, traslado de Petrolina ou Juazeiro para largada/postos de revezamento, postos de revezamento para chegada e da chegada para Petrolina ou Juazeiro.

Achei a entrega do kit tumultuada, poderiam dividir melhor cada etapa, mas de uma forma geral todos os atletas saiam felizes com a qualidade dos produtos do kit. A prova contou com mais de 800 atletas inscritos no evento.

Dia da prova, saímos as 5:30 da manhã, com a ajuda de Beto Maia, eu e Edson Magoolin do Olho no Atleta, fomos com ele de carro. Ponto fraco já na chegada, foi a falta de sinalização da entrada da fazenda pra as pessoas que foram de carro e não conhecem a região. Só quando chegamos em Casa Nova é que fomos orientados a retornar aproximadamente 20km e pegar uma estrada de chão.

Ao chegar na fazenda Fortaleza, ponto de encontro de todos os atletas que fariam todos os percursos, podemos interagir e encontrar vários corredores que vieram de várias regiões do Brasil como Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco exclusivamente pra participar da prova.

Senti falta de orientação aos Staffs, muitos não sabiam dar informação de quando seriamos levados para os trechos de revezamento. Eu mesma perdi o ônibus que levaria todos os atletas do meu percurso. Graças a Deus a organização da prova disponibilizou uma van pra me levar no trecho que correria.

Fiz a prova em trio e corri o último trecho da prova(nunca mais faço isso, mas adiante conto porque). Esse ano como não tinha condições de fazer 21km individualmente, qualquer percurso que minha Assessoria Esportiva Triplaforma me colocasse, estaria feliz da vida. O objetivo esse ano era participar da prova, mas ano que vem, farei os 21km, vou me preparar pra fazer bonito.

Percurso difícil, cascalho em 80% da prova, requeria que todos os corredores tivessem cuidado para não escorregarem ou se lesionarem com as pedrinhas. O tempo ajudou muito, nem de longe fez o sol que castiga essa região nessa época.

Dentre as provas que participei esse ano, a Running DaVentura continua como a minha prova preferida, em seguida a Wine Run.

Fazer uma prova de revezamento requer controle da ansiedade, até chegar a segunda pessoa da minha equipe, fui curtindo a turma dos 21km que passava. Não deu pra ninguém, a equipe masculina do Cruzeiro disparou e levou os 3 primeiros lugares nos 21km. A primeira colocada do feminino, foi uma atleta local de 22 anos que deixou as favoritas pra traz. No último revessamento, vimos mais erro da organização da prova. Tinha que ter interditado essa parte do trajeto pra evitar o trânsito de carros que constantemente vinham pela estrada de terra que os atletas estavam correndo, quanto pela parte do asfalto.

Os carros tinham que entrar na fazenda por outro trajeto isolado do percurso. Muitos atletas comeram poeira e por muito pouco não vimos atletas se batendo no cruzamento.

Outro ponto negativo foi a falta de orientação quando chegava no posto 3 do revezamento, muitos atletas ficavam com dúvida para onde se dirigir naquele trajeto.

Gostaria de parabenizar cada atleta que participou da prova, em especial aos atletas dos 21km, só tinha fera, como alguns dizem, só caveira. Poucos eram as pessoas que estavam ali fazendo uma prova de 21km pela primeira vez, a grande maioria que acompanhei estava muito rápido.

Só larguei as 9h48 da manhã, pense numa pessoa ansiosa por correr. Fui uma das últimas pessoas do terceiro trecho a largar, por isso que não pretendo fazer prova de revezamento, a espera é uma tortura. Desde a largada, já senti dificuldade de correr no cascalho, a minha meta era de manter o pace de 7’ por km. O objetivo não era buscar o #paceLindo, mas de não andar e não ser a última a chegar.

No fim do primeiro km encontrei com Beto Maia que já vinha na sua parte final do percurso dos 21km. Ele me mandou avançar e resolvi focar em fazer ultrapassagens. Cada pessoa que eu traçava em buscar, ultrapassar e não deixar me ultrapassar eu consegui. Pensava em cada amigo que não estava naquela prova, então por todos eu tinha que fazer bonito.

Quando entramos na plantação senti o mormaço, mas como tenho mais resistência no sol, mantive o ritmo. 3km já tinha ido e nada de posto de hidratação, só no 3,5km teve um ponto de hidratação onde peguei duas águas, geladas, ufa! Nessa perna final da prova, principalmente para a turma dos 21km acho que merecia contar com hidratação a cada 2km.

Guardei uma água para tomar perto do fim da prova, só lembrava de Prof. Cláudio, pedindo pra não descuidar da hidratação e pegar o máximo de água que conseguisse. Meu pace do 4 e 5km foram altos, mas no último km ao ver uma atleta bem conhecida perto, resolvi ir com tudo, concentração total e só lembrava de Nadja me pedindo pra dar o tiro final, quando avistei Edson Magoolin, sabia que estava perto do fim, não sabia se mantinha a postura, se fazia pose ou se seguia forte. Devo ter saído só o lixo, mas não deixei ninguém me ultrapassar.

No Sprint final contei com a motivação de uma turma que estava próxima do pórtico de chegada, quando cruzei pense numa pessoa feliz. Só corri 6,2km, mas alegria de ter feito essa prova depois de tanto estresse com inscrição, viajar 12hs de ônibus, tudo isso era pequeno. Agora era hora de pegar a medalha que o staff fazia questão de colocar na nossa cabeça, tomar água gelada, comer fruta, encontrar os amigos e lógico tomar vinho, eu não bebo, mas degustei um pouco dos vinhos.

Se a organização pecou no cuidado com as informações da prova e de fechar o percurso para carros não passarem, fez tudo certo no pós prova. Além da degustação de vinhos, tivemos acesso ao buffet de massas e música na arena de chegada.

João Paulo, Angela, Renato Maia, Claudia Paim, Nadja, Ivan, Ricardo, Mairon, Mariana, Ygor, Joelma, Luciana, quero todos vocês lá ano que vem. Vocês vão curtir muito, falava em vocês o tempo todo. A previsão é dessa prova acontecer ano que vem no dia 07/07 e será nas fazendas de Lagoa Grande a 55km de Petrolina.

Beto Maia o filho do vento arrebentou, fez uma prova muito forte e concluiu o percurso de 21km abaixo do tempo que ele pretendia fazer. Parabéns Beto, sou sua fã!

Quero muito que a Olho no Atleta Bahia seja escolhida para fazer a cobertura fotográfica da prova em 2013 e André Bamberg na locução. Será show!

Foi um fim de semana perfeito. Como meu pai disse, só a corrida pra me fazer viajar 500km de ônibus pra ficar 2 dias em Petrolina, correr e voltar.

Obrigada Edson Magoolin por ter acreditado na prova e ter se esforçado pra ir pro evento. Certamente teremos fotos muito lindas pra nos lembrar de cada momento dessa prova.

Obrigada a Triplaforma pela ajuda pra que pudesse participar da prova.

O resultado oficial do evento só saiu dia 20/11. Clique Aqui para conferir seu resultado.

Fiquem com algumas fotos da Prova.

Alguns atletas da Triplaforma

A turma toda reunida

Medalha, poderia ser maior.

Com Beto Maia na entrega do Kit

Com Edson Magoolin (Fã desse profissional)

Com Beto Maia pós prova.

Com Sérgio e Prof. Cláudio. Foto By Edson Magoolin

Olhem a felicidade da pessoa. Foto By Edson Magoolin

Foto By Edson Magoolin

Todas as fotos do Percurso estão no site do Olho do Atleta para compra!

6 comentários:

  1. Cássia, mais lindo que a medalha, só sua descrição da prova! As fotos tb estão demais, viajei no seu post, adorei vc citar a galera e fiquei emocionada por ter lembrado de mim nos metros finais! Vc foi raçuda, viu! Achei uma prova pra gente grande, eu teria sofrido demaaaais nesse calor!!! Massa ter o Edson aí pra registrar tudo e vc plantou a semente da vontade pro ano que vem, será vespera do meu niver, quem sabe não resolvo "corremorar" com esta prova!? rssss Beijos e parabéns por mais essa conquista!!!

    ResponderExcluir
  2. é, realmente a prova foi muito bonita e convidativa a retornar, ou aqueles que não puderam ir
    participar da próxima edição. eu, mesmo com uma leve insolação adquirida recomendo a todos agendar essa aventura para 2014.

    *como fotografo e observador tenho a reclamar apenas dos acompanhantes em carros que transitaram no percurso levantando poeira contra os atletas e ao fotografo que registrava a passagem deles.

    ResponderExcluir
  3. Cássia,
    Parabéns pela prova. Sei que o cascalho ali não é mole não.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Show de bola, Cássia. Um desafio a mais para você que se mostra afim de vencer todos. Aguardando esse 2014, essa com certeza fará parte de minha lista de viagens e nos 21k, se Deus quiser.
    Espero que eles se atentem ao feedback dos atletas e corrijam certos erros ainda infantis que cometeram.
    Grande beijo, amiga. Feliz demais que você, antes de todo mundo, acreditou nessa prova. Queria muito ter ido. Nota 0 para o nosso erro de comunicação no meio do ano.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cassinha, suas palavras nos remetem as situações tal como elas devem ter acontecido!!! Por muito pouco não fui, mas ano que vem se eu estiver por aqui,período da copa, faremos com certeza.bjs

    ResponderExcluir
  6. Relato emocionante, Cássia, PARABÉNS. Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.