domingo, 7 de julho de 2013

FAQ Cassia Santana

Nesse post eu reuni um FAQ que muitas blogueiras fazem através de vídeos. Mas como sou muito tímida e travo pra fazer vídeos, resolvi escrever.

1. Nome Completo, idade, o que faz?
Meu nome é Cássia Santana, tenho 35 anos e sou Analista de Sistemas em uma universidade de Salvador.

2. Você sempre teve problemas com a balança?
Desde a adolescência comecei a engordar, antes disso era uma criança magrinha. Em alguns momentos fazia dieta e logo em seguida voltava a engordar mais do que o peso que tinha antes. Sempre que tinha um evento especial como a minha formatura e batizado das minhas afilhadas, olha eu focada, fazendo dietas muito restritivas pra emagrecer.

Mas com o tempo o hábito de descontar qualquer ansiedade ou problema na comida retornava. Acreditar que a comida vai levantar seu astral não resolve nada.



3. Qual foi o momento que te fez querer mudar os hábitos e emagrecer? Que método usou/usa para isso?
✔ O start aconteceu em fevereiro de 2012 quando as calças 48 já estavam justas e algumas nem fechavam, me recusei a usar tamanho 50.

✔ Várias roupas lindas estocadas no guarda roupa SEM USO.

✔ Focada em virar uma corredora.

✔ Pressão arterial alta num exame periódico da empresa.

✔ O histórico familiar não favorecer a minha obesidade. Pai diabético, e mãe com histórico de problemas cardíacos e câncer na família.

✔ Mas a gota d’gua foi o ex-namorado virar pra mim e dizer que meu corpo não estava legal. Encarei essa crítica como motivação.

Meu método pra emagrecer foi por conta própria, cortei refrigerante da minha vida. Substitui a farinha branca por integral, reduzi frituras, guloseimas e investi nas frutas, legumes e saladas que não faziam parte do meu cardápio. O meu grande vilão ainda é o chocolate. Desde que iniciei o projeto#30diassemchocolate a balança tá descendo.

Hoje tenho certeza que a ajuda de uma nutricionista fará diferença pra fazer trocas mais inteligentes pra perder os 8.7kgs restantes.

4. A quanto tempo pratica hábitos saudáveis?
✔ Reeducação Alimentar a 17 meses. 20,3kg exterminados e nesse tempo todo nunca houve ganho de peso.
✔ Academia 15 meses.
✔ Corrida 14 meses. Com 15 provas completadas e nenhuma lesão. 10 de 5KM, 1 de 8Km e 4 de 1OKm.

5. Como foi o começo do emagrecimento para você?
No início foi difícil, mas a minha motivação pra correr foi o meu norte. Quanto mais leve eu fico, melhor eu corro e como correr é fundamental na minha vida, então eu penso mais nos ganhos do que na dificuldade inicial dos novos hábitos.



6. Quantas vezes você se exercita na semana?
Sete vezes na semana. Cinco vezes na semana faço academia e realizo mais quatro treinos por semana de corrida na rua. Onde 2 deles são sábado e domingo. Com isso me exercito todos os dias, adoro.

7. Possui alguma atividade física que mais gosta?
Correr, amo e recomendo pra qualquer pessoa. Também adoro fazer musculação. Cada vez que alguém passa por mim e vê o peso que eu pego nos aparelhos e se surpreende, dá vontade de dizer “Bote fé na gordinha”. Escolher uma atividade que lhe dê prazer é fundamental pra ter regularidade.

8. Você está satisfeito(a) com seu corpo no momento? O que mudaria?
NÃO. Ainda não cheguei no meu objetivo de peso. Mas hoje tenho o corpo muito mais bonito do que tinha em qualquer fase da minha vida. O excesso de coxas, de culote e o peito que tá sumindo, são os itens que quero melhorar.

9. Quais são suas metas a longo e curto prazo?
A curto prazo tenho duas provas importantes este ano. Correr 16km na Mizuno 10miles em 25/08/13 e concluir a São Silvestre este ano. A longo prazo correr 42km na Maratona da Disney em janeiro de 2015.

10. Quais alimentos não podem faltar na sua dieta?
Tudo que é bom pra corrida, experimento. Mas no dia-a-dia como muitas frutas como banana, mamão, maçã, melancia e tangerina. Arroz e pão integral.

11. Quais alimentos você cortou/reduziu?
Cortei refrigerante e reduzi radicalmente o consumo de fritura e guloseimas. Antigamente voltava do supermercado com chocolate e diversos salgadinhos. Hoje isso não existe mais. O segredo é não comprar alimentos que sabotam a sua dieta pra deixar em casa.

12. Já fez dietas restritivas ou uso de remédios para tentar emagrecer?
Não, sempre tive medo de entrar em depressão, ficar sem dormir ou qualquer outra complicação em decorrência do remédio. Mas confesso que no início do meu emagrecimento tomei um termogênico famosão e caro por um mês para acelerar a perda de peso. Se você me perguntar se faria uso novamente, não faria e não recomendo.

13. Qual foi a sua prova mais difícil?
A primeira, 5Km na Running DaVentura na Praia do Forte em Junho/2012 . Começar fazendo uma prova de aventura quando não se corria mais de 3km, não foi fácil. Essa prova é a mais linda da Bahia e a mais especial, nela fui mordida pelo bichinho da corrida e não parei mais.

14. Música preferida para ouvir durante o treino?
Tenho cada vez mais treinado sem música. Meu Coach João Paulo me ensinou que o melhor som quando se corre é o som da sua passada. Ainda uso em treinos mais longos que faço sozinha, mas nas provas tenho feito sem música onde me concentro muito mais.

Mas sugiro ouvir:
Titanium - David Guetta
Feel So Close - Calvin Harris
Spectrum – Zedd Feat feat. Matthew Koma

15. Uma inspiração…
Um só? Impossível.

Fábio Namiuti foi o primeiro atleta que me inspirou. Comecei como ele sedentária e obesa. Ele além de ser uma lenda do atlestismo amador é um cara como a gente, simples, que não vive de corrida, mas é extremamente disciplinado, inventa uns treinos psico, evoluiu na corrida sem queimar etapas, enfim é um grande exemplo pra qualquer pessoa. AQUI você acompanha ele. Recomendo a todos ler o livro dele “Melhor que o caminho é o caminhar”.

Paula Narvaez é uma atleta linda, que tem o melhor blog de corrida na minha opinião. Ela me provou que no esporte não importa quem você é nem quanto você ganha. Quando a hora da largada chega você é o que você treina. Toda vez que faço mimi pra acordar cedo, penso na raça dela que acorda as 4:30 da manhã pra treinar.Conheça o Blog Corre Paula, AQUI

João Paulo antes de conhecê-lo melhor, ele era apenas o marido da minha fisio e amiga Angela Madureira. Depois de acompanhar algumas provas dele, a admiração aconteceu naturalmente. Um atleta extremamente competitivo, que não entra numa prova sem pensar numa coisa, fazer o seu melhor. A evolução dele é fantástica, a dedicação dele com os treinos e provas as vezes até assusta. Monta uns desafios psico pra mim e Ivan, mas adoro. Virou meu Coach, um cara que tira minhas dúvidas, que me instiga a melhorar e sair da minha zona de conforto o tempo todo.

Roberto Itimura ele é um mega exemplo. Com todos os problemas cardíacos que já teve, corre muito. É um cara humilde, cheio de motivação, alegre, de bem com a vida. E esse ano eu realizo o sonho de correr do lado dele algum pedacinho da São Silvestre.

16. Em algum momento pensou em desistir de correr?
Desistir nunca. É difícil correr muito pesada, é difícil ser corredora quando não tem vocação, não tem din din pra investir em todas as provas que você deseja fazer, em equipamentos melhores, em bons tênis. Mas desistir jamais. Cada prova que termino, continuo com a certeza de que foi a melhor escolha que fiz pra mim mesma.



18. Você treina com Assessoria Esportiva?
O meu primeiro ano foi sozinha, basicamente com o treino de fortalecimento muscular e treinos aeróbicos na academia. Comecei com o foco de evoluir nos 5km e só depois avançar pros 10km. Treinava sozinha baseada no que lia nas revistas, blogs especializados, com dicas de um ou de outro, até a planilha pros 10km foi feita no site MYASICS que é um site gratuito.

Quem tem disponibilidade de pagar um grupo de corrida, tá começando e acha muito difícil manter o foco nos treinos, recomendo. Para aqueles que saiu da fase de iniciante como eu e quer ter treinos mais inteligentes também recomendo. A partir de Junho tenho a parceria da Assessoria Esportiva TRIPLAFORMA que acreditou no meu potencial e recomendo.

Existem assessorias e assessorias, aqui em Salvador são muitas, mas vejo algumas muito sérias, fazendo um trabalho diferenciado com seus alunos, essas tem todo o meu respeito e admiração.

19. A corrida veio pra ficar?
Sem correr não vivo, fui mordida pelo bichinho da corrida. Ela me presentou com tanta coisa linda. Um corpo novo, vários amigos, experiências belíssimas. É um esporte que está na moda, tá sim, mas aqueles que usam ela como uma filosofia de vida, são mais felizes e mais saudáveis.

20. Você concorda que pra correr basta um par de tênis?
Não. Acho que todo mundo deve fazer o que eu fiz, fazer uma avaliação completa antes de começar. Passei por Endocrinologista, Cardiologista e Ortopedista. Associar os treinos de corrida com musculação, melhorar a alimentação e ai sim, por seu par de tênis preferido e se jogar.

21. Tem alguma coisa chata no mundo da corrida?
Os preços das provas. A corrida virou um negócio altamente rentável e infelizmente as organizações de provas tão muito focadas nisso a cada ano os preços só aumentam. Vejo provas de 90 reais de inscrição que não oferecem quase nada ao atleta. Vejo muita gente reclamando das provas organizadas pela FBA, mas fazem provas caras que oferecem pouca coisa a mais que que a FBA oferece, com o preço umas 3x vezes maior que a da federação. #manifestoporcorridasmaisbaratasemaisorganizadas



22. Porque o #projetocassiagostosa, você já não é gostosa?
Esse projeto é meu objetivo final. Me olho no espelho e me vejo gordinha, tenho uma estrutura grande demais, acho que a medida que o peso baixa e a musculação define, vou afinando regiões do meu corpo que ainda acho imenso. Vejo tanta mulher pegando muito peso para aumentar a panturrilha, aumentar a coxa...eu tenho pra dar, vender e emprestar. Então o #projetocassiagostosa continua.

23. O que mudou na sua vida depois que eliminou os kgs extras/O que espera que mude quando elimina-los?
Estar em paz e feliz com meu corpo e mente. Já sou muito feliz com o corpo conquistado até o momento. Não era feliz gorda então precisava mudar. Com o tempo você aprende que enquanto você não mudar sua cabeça vai alimentar seu corpo de forma errada. Ou seja, trabalhar o seu lado emocional é fundamental e talvez o mais difícil. É necessário empenho, foco e persistência. É preciso QUERER ser o que você deseja. É por isso que o meu lema é transforme o QUERIA em QUERO.

Se você acordou hoje querendo mudar sua vida e tá desanimado, acha que não consegue. AQUI você vai arrumar motivação de sobra pra sair do sofá e ir a luta. Se eu posso, se todas essas feras podem, você também PODE e CONSEGUE.

Uma outra sugestão é:


2 comentários:

  1. Cassia Santana por Cassia Santana.
    Muito bom mesmo. Você mostrou que manja dos paranauê...
    Continue assim mocinha!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler sobre vc Cássia! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.