domingo, 18 de agosto de 2013

Corrida Duque de Caxias

Olá gente!


Hoje foi dia de correr a 41° Corrida Duque De Caxias organizada pela Exército. Quando Roberto me falou dessa prova, não hesitei mesmo sabendo da corrida dos correios em fazer com ele os 7km. A prova dos Correios era mais perto pra mim, com o percurso maior, mas estou devendo fazer uma prova com ele a um tempão e essa seria uma ótima oportunidade.

Infelizmente ele não acordou bem e me mandou um torpedo bem cedo que faltaria a prova, uma grande pena. Tratei logo de ir pro ponto de ônibus, hoje não usei o carro de minha mãe pois o objetivo era depois de concluir a prova, voltar pra casa correndo e fazer meu último longão como preparação pra Mizuno.

Como é? Você corre uma prova e depois faz mais outro percurso correndo? Isso mesmo gente, é algo muito comum entre os corredores. Se Marcio Villar dobra as provas, porque eu não posso me espelhar num dos melhores ultramaratonista do Brasil? Tudo bem que o cara dobra ou triplica as provas mais temidas do mundo, mas de qualquer forma, é um exemplo.

Como foi a primeira vez que fui de buzu(ônibus) pra Barra, peguei um ônibus que me deixou na Centenário e fui pro Farol da Barra certa de que a largada aconteceria lá. Como só via a movimentação dos militares, tratei logo de ligar pra Ivan que me mandou seguir e vir pro Porto da Barra.

Cheguei com 15 minutos de folga pra largada da prova. Detesto chegar em cima da hora, encontrei rapidamente Joel que depois terminei procurando ele novamente, mas já tinha sumido do local onde nos encontramos. Joel bom te ver, mas eu ainda quero lhe encontrar com calma, pra tiramos foto, conversar um pouco sobre a prova. Muito feliz por ver você em mais uma prova.



Mariana não se inscreveu pois está em recuperação de uma lesão no joelho e precisa focar na prova Mizuno 10miles que faremos os primeiros 16km da nossa vida. Ela terminou fazendo a prova inteira comigo, me motivando do início ao fim. Normalmente corro com a parceria de Angela, quem me acompanha sabe disso, mas como 97% dos amigos na corrida dos carteiros achei que faria sozinha diante da ausência de Roberto.

Com Mariana

Depois do primeiro km, ela começou a me lançar desafios, identificava alguma mulher e lançava o desafio de ultrapassá-la. Cada pessoa que eu passasse, ela registraria a ultrapassagem. Teve uma que foi insistente, eu passava ela me passava até que na subida no fim de ondina ela andou e ai não teve como ela me ultrapassar mais.

O meu segundo km foi o melhor pace(tempo que o corredor demora pra percorrer um km) da vida. Fiz toda a prova variando entre 6’30, com o melhor pace de 6’13. Lindo né pra uma pessoa que está acostumada a fazer um pace de 7’30.

Ela soube trabalhar minha mente, me motivando a vencer eu mesma. Já tem tempo que tenho me cobrado um pace mais digno, diante dos treinos que tenho feito, mas minha mente me boicota, sempre acho que vou quebrar e não completar a prova se for mais forte. Hoje eu tive a certeza de que não quebrarei, de que o limite está na minha cabeça, não é mais física.

Por volta do 2,5km Ivan passou por mim. A largada masculina aconteceu 10 minutos depois da feminina e podemos nos encontrar e Mariana registrou.


No 6km, Luciana passou por mim fazendo seu longão e me gritou dizendo que já estava acabando. Luciana é uma das melhores corredoras da minha categoria e que sou fã de carterinha. Se ela e Mariana me mandavam avançar, porque não? Cheguei exausta mais certa de que se continuar nesse pace, logo logo estarei abaixo dos 6’km/h. Condições físicas eu tenho, o peso não me limita mais, então tenho que evoluir. Bruno Natal, me espelhei no seu pace lindo viu!


Ivan chegou logo em seguida fazendo uma excelente prova de 10km e com recorde pessoal, depois Nadja amiga deles e uma pessoa simpática que arrasou nos seus 10km. Terminada a prova, tiramos fotos, comemos fruta e acompanhamos a premiação.



Parabéns pra organização da prova, hidratação de 2 em 2 km, bloqueio das vias para os atletas, inscrição barata via internet, entrega rápida do kit, chip descartável, uma variedade de frutas(banana, maça, tangerina), energético e água gelada na conclusão da prova.

Se toda organização de prova diminuíssem seus lucros teríamos provas mais baratas em Salvador. Ano que vem estarei nesse circuito novamente.

Mas e o longão? Pois é, terminado esse momento prova, me despedi da galera e segui. Na Pituba encontrei com Julia na praia e ela me gritou dizendo, “Cassinha você acabou de concluir uma prova e ainda está correndo?” E ai gritei que agora era hora do longão. O sol estava de matar um e a camisa da prova como é simples, esquentava demais.

Chegar em casa com os 15km completados em 1h49min50seg. O meu primeiro longão que aconteceu no dia 04/08 fiz em 2h08min24seg. Ou seja muito feliz por diminuir em 19minutos o tempo do meu primeiro longão.


O meu companheiro de hoje na prova foi o meu primeiro tênis de corrida, o Nike Pegasus +27. A nike acaba de lançar o +30. O mesmo modelo escolhido no começo do Márcio Villar nas corridas, uma outra coincidência é que ele começou a correr com 98kg e eu com 98.8kg. Ou seja, muitos motivos pra me espelhar em mais esse grande atleta brasileiro.

Quem não conhece a história dele, pode conhecer um pouco lendo a revista O2 deste mês(agosto) ou comprando seu livro “Desafiando Limites” através do e-mail ultramarciovillar@gmail.com. Já li e recomendo a todos, chorei em muitos trechos do livro, é superação do início ao fim.

Olha as fotos das ultrapassagens.

Essa deu trabalho!

Na primeira foto ultrapassei a de calça azul.

Hoje é também dia de comemorar mais 30 dias sem chocolate, completando 60 dias sem o meu pretinho predileto. Tudo em nome da prova de maior distância que acontecerá no próximo domingo dia 25/08. O projeto #semchocolateateMizuno continua.

Farei a Mizuno 10 miles no maior percurso do circuito, 16km. Quero desde já convocar todos os amigos e familiares a irem me ver chegar. Será um marco muito especial na minha trajetória com a corrida. Lógico que estarei com todos os amigos corredores, correr sem eles não tem o mesmo glamour. Serei a última da turma a chegar, então por favor vão me resgatar.

Até domingo chegar estarei muito ansiosa e devo externar isso em outros post durante a semana. Estréia em distância é sempre assim. Espero completar, espero fazer bonito em agradecimento a tanta gente que se motiva comigo, que tem me ajudado constantemente a não desistir, que acredita no meu potencial, na minha evolução.

Qual foi o tempo oficial da prova? 43min27seg. 17ª na classificação geral e 2ª colocada na minha categoria.

9 comentários:

  1. Cássia, não sabia q vc tinha um blog tb!! Por esta postagem, já virei leitora assídua!! Muito pertinente sua visão sobre a organização da prova, concordo contigo, foi 10!! Sobre a companhia de vcs, cara, faltam as palavras, sou mesmo muito grata pela força e ânimo, principalmente Mari. Caramba, ela foi ESSENCIAL hoje! Mari, uma palavra: obrigada!! Ivan, super vsleu por tudo e vc, Cássia, amigas desde sempre, tá? Rsss bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cassia pela superação,acreditar mais em vc é essencial!! Estou muito feliz em ver o quanto a atividade fisica estimula e muda a vida das pessoas,vc é uma campeã e um exemplo,sempre cito vc e Ivan para as pessoas. Domingo que vem estarei la,nao correndo,mas dando uma forcinha, quem sabe me liberam para os 5km finais, na expectativa !!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico honrado de ser citado por uma atleta de seu quilate, Claudia... Você é parte do futuro que desejo às novinhas. #ídola

      Excluir
  3. Parabéns Cássia pelo seu melhor tempo. Acredito que logo mais você colherá tempos ainda melhores. É questão de tempo e logo vc tb já vai estar numa meia.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela prova! Grande evolução!
    O treino já mostra que você fará uma boa prova no próximo Domingo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! Quanta força de vontade e determinação! Você arrasou!!!

    Ainda não fiz minha primeira maratona, mas estou cada vez mais com vontade! ;)

    beijoooss

    http://balancaseandancas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Sua melhor prova, deu para sentir quando passei por você. Voltar para casa sabendo que não deu o máximo é uma sensação resultante de duas atitudes: dar o máximo, ou sair de casa disposto a não dar o máximo. Feliz que hoje, você optou pela primeira!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, superação total, amiga, PA RA BÉNS. Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns guerreira! Você é um exemplo de determinação e persistência. É assim que se faz! Salve, salve!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.